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Correr na Cidade

Vem aí a Meia Maratona, e agora? Nós ajudamos!

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É já no próximo dia 20 de março que decorre mais uma edição da Meia Maratona de Lisboa. E apesar de ser uma prova sem grandes novidades de ano para ano, apenas o número crescente de participantes, é sempre uma data especial. É também uma prova muito importante porque é escolhida por muitos para se estrearem na distância. Será a primeira meia maratona para muitos. Será a primeira vez que...

corredores irão fazer, com dorsal posto, os 21 km's até terminarem ao pé do Mosteiro dos Jerónimos. 

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Por esta altura a preparação para este número de quilómetros já está a ser feita e o nervoso começa a focar-se no dia da prova. O que fazer, como fazer, como correr? Nós ajudamos e fizemos uma lista de dicas para os estreantes - e não só - na distância da Meia Maratona. Aqui estão elas:

 

 

#Aqueça antes da prova. Com a hora de início a aproximar-se é normal ficarmos mais tensos e rijos. Uma forma de reduzir esta tensão é realizar um aquecimento simples de 5 minutos a correr a um rimo mjuito baixo, quase a trote. Isto permite preparar o corpo (sistema cardíaco, circulatório, pulmonar e nervoso, além dos músculos e tendões) para o esforço que se segue, além de diminuir a ansiedade.

 

#Comece devagar. Começar depressa demais é um dos erros mais frequentes. Os primeiros quilómetros devem ser fáceis, por isso comece mais devagar, tem tempo para acelerar. Corra a segunda metade da prova mais rápida que a primeira.

 

#Estabeleça os seus objetivos e corra a sua corrida. Não se preocupe se for ultrapassado ou se o seu amigo está a ir muito rápido. O importante é correr à sua velocidade. Siga o seu plano e se conseguir acelere nos últimos quilómetros.  

 

#Divida a corrida em etapas. Comece por dividir a prova em segmentos, será mais fácil gerir os quilómetros.  Nos primeiros 8,  corra de forma relaxada. Do km 8 ao 16 ajuste a sua velocidade e o esforço, se conseguir acelere só um pouco. Do quilómetro 16 ao 21 tente dar o máximo, é altura de colocar à prova o treino anteriormente feito.


#Combata o tédio
. Estabeleça pequenos objetivos ao longo de pequenos segmentos – correr 5km num determinado tempo, correr os primeiros 10km sem parar. Ocupe a mente, fale com outros corredores, cante, reflita, faça jogos mentais, tudo o que for preciso para se distrair.

#Hidrate-se. Aproveite os postos de abastecimentos para beber água ou isotónico. Ingerir líquidos em movimento é uma arte, o mais certo é escorrer água para todo o lado menos para a boca. Um dos truques é apertar o copo até parecer um funil ou esvaziar um pouco a garrafa. Não se envergonhe se tiver que parar ou andar para beber. O importante é hidratar-se e continuar a prova.  

#Roupa confortável. O dia é muito importante e se calhar até vai parecer na televisão mas evite levar o equipamento novo que comprou na véspera. De preferência não leve material novo para a prova. Vá o mais confortável possível. Escolha adequadamente as sapatilhas e as meias que vai utilizar. A escolha correta evita desconforto e vai ajudá-lo a concretizar os seus objetivos. Mas faça-o com estilo, os corredores são vaidosos!

#Divirta-se. Tenha os seus objetivos e esforce-se por os concretizar mas lembre-se que acima de tudo deve tirar prazer da corrida. Desfrute da prova ao máximo e ao cortar a meta célebre efusivamente, abrace os familiares e amigos, tire fotos e coloque-as no Instagram faça um post no Facebook diga ao mundo que fez a sua primeira prova de 21 quilómetros! Aproveite ao máximo. 

 

Boa estreia (mas até lá ainda têm de treinar, não se esqueçam!!!)

 

 

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