Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Tudo a correr... para o dentista

147490622.jpg


Quando corremos e queremos correr mais rápido, maiores distâncias e aumentar a intensidade dos desafios pessoais que temos, acabamos quase inevitávelmente com algumas lesões.

 

Algumas vezes, quase que inexplicavelmente, essas lesões surgem . A explicação existe e pode estar na degradação da saúde oral e a aversão que muitas pessoas têm ás visitas ao dentista.

 

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Dentista, falámos com a Dra. Ana Salgueiro Rêgo da Clinica de Medicina Dentária, e deixamos aqui o seu testemunho:

 

"A medicina dentária representa um papel fundamental no atleta de hoje! O médico dentista tem como obrigação a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das lesões orofaciais associadas ao desporto.

 

A realização de uma consulta no médico dentista é fundamental pois sabemos que a cárie dentária e infecções dentárias podem levar ao aparecimento de lesões musculo-tendinosas. Com radiografia panorâmica consegue-se observar lesões presentes no ápice das raízes dos dentes que podem ser indolores mas que também podem levar a lesões. Todos estes problemas comprometem o rendimento de qualquer atleta.

 

A falta de dentes ou uma má oclusão (forma como os dentes “encaixam”) resultante de má posição dentária pode originar modificações na dinâmica da articulação têmporo mandibular (articulação que promove a abertura e fecho da boca) que irão provocar desequilíbrios e alterações nos estímulos dados para as outras articulações, estímulos esses, que não são os correctos levando a lesões musculares (lesões de compensação postural) e a nível de outras articulações (joelhos, anca, tornozelo...)

 

Hoje em dia defendemos que qualquer atleta deve ser observado a nível da medicina dentária, com um rigor extremo, de modo a obter do seu corpo o melhor rendimento e melhores resultados possíveis!"

 

Tudo a correr... para o dentista!

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Nuno Malcata

    09.10.14

    Obrigado pelo comentário.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.