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Correr na Cidade

Treinos acompanhados: Avaliação Funcional do Movimento

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Quero melhorar o meu desempenho na corrida e é geralmente sabido que para tal não basta correr mais. Vêm aí várias provas grandes. Destaco os 42km do Columbus Trail na Ilha de Santa Maria, Açores, e a Maratona de Barcelona em março. Embora não tenho grandes ambições em termos de tempos nestas provas, ambiciono sim, cruzar a meta a sentir-me bem e forte.

 

Para além das aulas de RPM que tenho feito no ginásio e do Yoga que já faz parte do meu dia-a-dia, tive a oportunidade de começar a treinar com uma Personal Trainer. Comecei há cerca de um mês a treinar com a Personal Trainer Natacha Barata que se tem vindo a especializar em atletas de corrida e é adepta do treino barefoot para correção e estimulação da musculatura e articulações do pé.

 

Para um treino adaptado às minhas necessidades, começámos por fazer uma Avaliação Funcional do Movimento, utilizando a metodologia Functional Movement Screen (FMS).

 

Neste post, com a ajuda da Natacha, vamos abordar este sistema de avaliação e perceber a sua importância na melhoria dos nossos movimentamos.

Natacha Barata training Bo 2.jpg 

Por Natacha Barata:

 

Muitas vezes quando começamos a realizar algum tipo de exercício (caminhar, correr, treino em ginásio, etc), o nosso corpo nem sempre responde da melhor forma, apresentando muitas das vezes queixas de dor em algum ponto do corpo.

 

A dor é sempre um sinal de que algo não está bem e é muito importante escutar o nosso corpo nessas alturas, pois caso não o façamos, apenas estamos a promover um maior risco de nos lesionarmos, obrigando a paragem da prática de exercício devido às dores sentidas.

 

A melhor estratégia para retirarmos o máximo proveito na prática de exercício e podermos sentir prazer nela é realizar sempre uma avaliação específica e individualizada à nossa postura dinâmica e estática.

 

O FMS classifica e avalia padrões de movimento que são fundamentais para o funcionamento “normal” do corpo. Conseguimos através dele, identificar as limitações e assimetrias do movimento da pessoa. Com a informação retirada desta avaliação, criamos um esquema de exercícios correctivos mais eficazes para reduzir os riscos de lesão durante o treino, restaurando a funcionalidade e força da pessoa.

No caso da Bo, os padrões de movimentos limitados já foram identificados e umas das prioridades ao nível do treino será melhorar a estabilização do seu tronco potenciando o movimento da sua corrida.

Em breve, aqui no blog, continuaremos a abordar o tema da avaliação funcional e postural da Bo, focando desta vez o único ponto que temos em contacto com o chão, o pé,  e quão importante é na qualidade no movimento durante a corrida. Se até lá surgir alguma dúvida ou questão, não hesitem em contactar a Natacha.

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