Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Trail e Crossfit – Amantes perfeitos

IMG_6571.JPG

Crossfit? Certamente já ouviram falar deste desporto que está em grande crescimento a nível mundial. Sou confesso admirador desta modalidade e desde há alguns anos praticante, com grandes benefícios para a minha saúde em geral e em particular para o meu desempenho no trail, nomeadamente na diminuição de lesões. 

O crossfit é uma atividade completa constituída por vários movimentos de halterofilismo, ginástica, atletismo e outros. Por norma são efetuados treinos funcionais diários de alta intensidade intitulados de WOD (Workout Of the Day). Somos cada vez mais e muitos são corredores que recorrem a este tipo de treino para melhorar a sua capacidade física.

IMG_6740.jpg

É importante desmistificar um pouco este desporto. Vemos os atletas de topo e os Crossfit Games e pensamos que não é para nós. Não podia ser mais mentira. É possível adaptar a intensidade e carga de todos os exercícios a qualquer nível físico, vontade ou idade. Um desporto que se quer inclusivo, nem todos fazemos a mesma carga, mas todos nos esforçamos. Os menos experientes fazem exatamente o mesmo, mas com movimentos adaptados ou menos peso.  Hoje, passados quase dois anos ainda não consigo efetuar alguns movimentos tendo que adaptar o WOD às minhas capacidades. HSPU para quando?

A pratica regular de crossfit permite um aumento da força, agilidade, coordenação, resistência muscular e da capacidade cardiovascular, elementos essenciais para a corrida em montanha.  

Correr menos para correr melhor.

Crossfit Endurance. Sessões específicas de corrida, remo, bicicleta ou assault bike com grandes benefícios para os corredores.

IMG_6211.JPG

Pode parecer complicado de entender mas depois de começar o difícil é parar!

 

Vocabulário Crossfit:

  • AMRAP: As Many Rounds/Reps As Possible): num tempo pré-definido, executar o maior número de repetições/rondas de um exercício ou série de exercícios;
  • EMOM (Every Minute on the Minute): A cada minuto executar um determinado número de repetições de um exercício;
  • For Time: Exercício para tempo;
  • 1RM: Peso máximo para 1 repetição  
  • Squat: agachamento sem carga
  • DU: Salto duplo à corda
  • Burpee: conjugação de um agachamento, flexão, extensão e salto.
  • KB: Acrónimo de Kettlebell

 

Não é preciso nenhum material específico para começar, basta vontade e agora que já conhecem os termos, experimentar uma aula e comprovar as vantagens deste desporto.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.