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Correr na Cidade

Sumo de Laranja Vs Laranja – qual o melhor?

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Todos nós crescemos a ver as telenovelas brasileiras e as mesas deles com um grande pequeno-almoço e um copo de sumo de laranja em grande destaque. Quem é que não gosta de um bom sumo de laranja? Fresco ou à temperatura ambiente, não importa, é sempre apetecível. Se por um lado os nutricionistas (eu incluída) aconselham a comer fruta, por outro lado desaconselham a ingestão de sumo de laranja. Mas porquê?

 

 

O sumo de laranja natural, acabado de espremer, fornece uma boa quantidade de vitaminas e minerais ao nosso organismo e não tem conservantes nem edulcorantes. Contudo, a partir do momento em que a laranja é espremida, começa uma rápida detioração do sumo. Dá-se início ao processo de oxidação e, se o sumo não for rapidamente bebido ou armazenado, o seu valor nutricional cai bruscamente. As vitaminas presentes no sumo de laranja (vitamina C e A, essencialmente) são termo sensíveis, ou seja, são sensíveis a temperaturas elevadas (mesmo à temperatura ambiente). Também é importante não esquecer que, se usarmos uma liquidificadora para fazer o sumo, o movimento da lâmina produz calor e aquece ligeiramente o sumo.

 

Por outro lado, como são necessárias cerca de 3 laranjas para fazer um copo de sumo (cerca de 250 ml), o teor em açúcar do sumo triplica. E, tendo em conta que a fibra foi destruída durante o processo de trituração, este açúcar (frutose) fica mais disponível para ser absorvido pelo corpo. Mesmo que depois vá comer a fibra que ficou no espremedor, ela já não vai exercer a sua função. Mas, o sumo de laranja continua a ser uma melhor opção do que os néctares de fruta ou refrigerantes, que têm muito mais açúcar e mais aditivos alimentares.

 

Resumindo: não é por acaso que as melhores laranjas aparecem no inverno, por isso, antes de pensar em beber um sumo de laranja natural, coma uma laranja!

 

 

 

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