Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Review: Supernova Riot 6 Climaheat - Sapatilhas de Trail

IMG_20141130_085857.jpg

Por Tiago Portugal:

 

Esta sexta edição do modelo de trail da Adidas apresenta algumas alterações relativamente aos seus predecessores. O modelo que foi testado, cedido pela Adidas, é a versão Riot 6 Climaheat. Esta tecnologia permite um maior isolamento graças à utilização de fibras inspiradas em pele natural que retêm mais calor e permitem manter os pés quentes.

 

Concebidas para todo o tipo de terreno as Adidas Riot 6 são sapatilhas muito confortáveis, graças à construção sem costuras e com um bom apoio do arco plantar e do calcanhar.Em termos de design é um modelo sóbrio todo em preto com a zona interior e alguns pormenores em laranja.  

 

A sola utiliza a tecnologia " TRAXION adaptativo ", o que proporciona máxima aderência em todos os tipos de terreno. Os tacos tem cerca de 4 mm. A borracha Continental, grande mais-valia deste modelo, proporciona máxima tração em superfícies molhadas.

 

Todo o pé é muito bem cuidado e rapidamente sentimos que o sapato se adapta ao pé, parece que estamos a calçar uns chinelos. O espaço para os dedos dos pés é generoso. Ter só em atenção o tamanho, o 43 ficou-me um pouco maior do que o habitual.

 

O conforto sentido inicialmente confirma-se ao longo dos treinos com as sapatilhas a terem nota muito positiva neste aspeto.

 

IMG_20141130_093341.jpg

Mencionei anteriormente a malha em cima do sapato, que desempenha o seu papel de regular a temperatura e deixar o pé quente. Pelo menos na versão Climaheat a respirabilidade pode ser melhorada. Denotei alguma dificuldade na secagem dos pés, talvez devido à malha utilizada, a transpirabilidade não é a melhor, já ouvi que na versão normal este problema não se coloca.

 

A zona do calcanhar foi reforçada internamente e externamente através do prolongamento dos reforços laterais que se estendem desde o meio do pé até à parte posterior do calcanhar onde se juntam de forma a permitir a estabilização do calcanhar. A zona interior deste modelo é muito acolchoada. Nos vários treinos que efetuei com este modelo nunca tive problemas com bolhas e feridas, no entanto na serra nevada, ao fim de 8 horas com eles calçados comecei a ficar com duas grandes feridas na região do calcanhar. Penso que isto se deveu à zona reforçado do calcanhar que é mais dura do que o resto do sapato.   

 

Para mim o ponto forte desta sapatilha é a sola Continental e o sistema Adaptive Traxion. A conjugação destes dois fatores resulta numa grande aderência e tração em todo o tipo de terreno. A borracha continental transmite segurança em todas as ocasiões, principalmente em pisos com muita pedra solta e pedra molhada. Testei as sapatilhas em todas as situações e só no terreno lamacento de Casaínhos é que senti algumas dificuldades de aderência, de resto portaram-se sempre à altura.

 

adidas_sola.jpg

Tenho uma relação de amor-ódio com estas sapatilhas. Foram as minhas companheiras na Serra Nevada e se até meio da prova se portaram bem a partir do km 50 deixaram-me os pés em mau estado, bolhas e duas feridas no calcanhar que me moeram durante mais de 30km, durante algum tempo não os consegui usar novamente. Em treinos e provas até 3h este modelo é fantástico, muito conforto e grande segurança em todos os pisos. Mas atenção, a versão climaheat apesar de aquecer o pé tem algumas dificuldades na drenagem de água e em dias mais quentes os pés ficam demasiado quentes, a versão normal deste modelo resolve estes problemas.

 

Com mais de 300km feitos não apresentam nenhum tipo de desgaste e tenho sapatos para muitos mais quilómetros. O preço de venda ronda os 110 euros. Ótima relação qualidade-preço-durabilidade.

 

Os Adidas Riot 6 são um modelo muito funcional, adpatam-se a todos os tipos de terrenos e condições, especialmente indicados para corredores até 80kg que pretendam uma sapatilha estável, com um bom amortecimento e uma aderência fantástica indicados para todo o tipo de treinos e provas. Recomendo este modelo, sem a tecnologia Climaheat, para os próximos desafios.

 

Categoria: Neutros
Drop:  9-12mm

 

Avaliação (de 0 a 20):

DESIGN : 15
CONFORTO : 19
PREÇO:  17
ESTABILIDADE:20
AMORTECIMENTO: 19

Avaliação Total (de 0 a 100): 90

IMG_20141130_085925.jpg

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Tiago Portugal

    16.12.14

    Olá Luis, os Adidas Riot são um modelo essencialmente para trail, sendo que o desempenho em estrada/alcatrão também é positivo mas não são desenvolvidos para esse tipo de piso. Podes num treino ou numa prova fazer uns quantos km's em estrada mas acho que se quiseres correr sempre em misto podes ir para outros modelos. Tens a título de exemplo alguns modelos de City Trail da Salomon com um bom desempenho em estrada e em trilhos. Só ter em atenção que estes modelos mistos podem em trilhos mais técnicos apresentar algumas debilidades.
    Agora é uma questão de compromisso e de saber a utilização que pretendes dar aos tênis.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.