Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Review: Salomon S-Lab Advanced Skin Hydro 12

Por Joana Malcata

 

Salomon S-Lab Advanced Skin Hydro 12: quase que podia não escrever mais nada. Quem se tem dedicado ao trail running, de certo que em algum momento já cruzou com a necessidade de ter de escolher uma mochila de hidratação. E o nome que surge logo é a Salomon, marca topo de gama no que diz respeito a material para trail.

Enquanto Salomon Field Tester 2014, tive a oportunidade de testar a última versão da mochila S-Lab Advanced Skin Hydro 12.

 Foto 1.jpg

 Para primeira impressão levei a mochila para um treininho aqui mesmo ao pé de casa, de Linda a Velha a Belém e voltar. Enchi as soft flasks (dois cantis moles, de 500ml, de acesso frontal) e lá fui eu. Extremamente leve (320g), confortável, quase nem se dá conta de que a levamos connosco.

FOTO 2.jpg

Tem vários bolsos de acesso rápido, onde podemos levar o telemóvel, o gel, as chaves de casa, o frontal, as luvas, o impermeável, e muito mais. A capacidade de 12l, chega e sobra, para levarmos quase tudo o que quisermos, não havendo desculpas para não cumprir com o material obrigatório por falta de espaço.

Nas provas em que tive a oportunidade de testar a mochila, posso dizer que o acesso aos bolsos é fácil. Nunca senti necessidade de tirar a mochila para aceder ao quer que fosse.

 

FOTO 3.png

 Inatel Albufeira Night Trail 2014: com medo à chuva, usei a mochila debaixo do impermeável

DESIGN

Todo o material S-Lab, foi desenvolvido como resposta às necessidades de alguns dos melhores atletas. Estes produtos estão focados em certas características e são diferentes do resto da coleção.

 

O design visa a liberdade de movimentos, o que na minha opinião, é bem conseguido. A mochila encaixa perfeitamente ao corpo, deixando os braços e os quadris livres, não causando qualquer desconforto, mesmo quando a mochila não se encontra cheia. Tal é devido à tecnologia Sensifit, através da utilização de tecidos macios e extensíveis, que se envolvem ao corpo.

  

CONFORTO

Só o facto de quase nem se dar conta que temos a mochila posta às costas, já diz muito sobre o conforto deste equipamento.  

Os tecidos usados são de rápida secagem, o que durante as provas é muito importante, uma vez que a sensação de humidade, molhado e frio, em contacto com o corpo, podem influenciar a performance do atleta em prova, para não falar do odor. 

FOTO 4.jpgNa última prova em que participei, III Trail Bucelas Aventura 2015, foi onde mais me apercebi do conforto, agilidade, a liberdade de movimentos, e como rapidamente se secava a mochila, depois de levar com chuva e com a minha transpiração.

Esta mochila além de existir em vários tamanhos (XS/S, M/L, XL) é ajustável, através das fivelas situadas em cada um dos lados da frente (ver fotos abaixo). Mediante se deseja mais curta ou mais justa, é possível puxar as fivelas e tornar a mochila quase que num colete.

FOTO 5.jpg

 

CONSTRUÇÃO

Como já referi anteriormente a mochila tem na sua construção a tecnologia Sensifit: utilização de tecidos mais suaves e extensíveis, que ao ajustarem-se ao corpo, não causam fricção.

Pude comprovar a tanto a suavidade dos tecidos, como da respirabilidade, e nisso sou um pouco esquisita: já não é a primeira vez que o roçar dos tecidos, mochilas, bandas cardíacas, me causam assaduras.

20150208_205804.jpg

A malha elástica da mochila permite que a sua capacidade se expanda até aos 12lt, e acredito que não perca a sua elasticidade, nos primeiros anos de uso. A malha interior, proporciona igualmente, conforto e em contacto com o corpo, evita assaduras.

As bolsas onde são colocadas as soft flasks permitem substituir estas por outro tipo de cantil, mas atenção, que poderá abrir as costuras por estar a forçar dos elásticos. Afinal, as bolsas foram desenhadas e construidas para a utilização dos cantis moles ou então, para colocarem um pacote de lenços, o gel ou mesmo o telemóvel, sem por em causa a durabilidade e a construção.

 

ACESSÓRIOS

Sendo material obrigatório em quase todas as provas de trail, esta mochila já vem equipada com apito e manta térmica.

O apito encontra-se preso à mochila, para não se perder, e junto ao bolso da frente, de fácil acesso.

A manta térmica, está numa bolsa interior, que de acordo com a Salomon, aumenta a pressão sobre o saco de hidratação para melhorar o fluxo de água. É algo que não testei, uma vez que não usei a mochila com a bolsa da água (vulgo bexiga). Mas dado o volume da manta térmica, fico na dúvida se chegará a cumprir este propósito.

foto 6.JPG

 Suporte de bastões 4D: não tive a oportunidade de testar a mochila com bastões, mas deixo aqui o guia de utilização:

foto 7.jpg

Projetado para ser muito fácil de usar em 4 passos: 1 - abrir a correia superior e enfiar o bastão pela parte superior. 2 - rodar o bastão para trás. 3 - colocar o bastão pela parte inferior na correia inferior. 4 - ajustar a correia superior para bloquear os bastões.

  

HIDRATAÇÃO

Ao contrário das normais mochilas de hidratação, a Salomon substituiu a bexiga por Soft Flasks de 500ml cada, libertando o espaço na mochila, e peso. São dois cantis moles, que á medida que vamos bebendo, vão encolhendo. Havendo necessidade de reabastecer, basta abrir e encher de água, e arrumar novamente no respetivo bolso frontal.

 

foto 8.jpg

Para quem quiser levar bexiga, a Salomon não se esqueceu de equipar a mochila com uma manga isolante, mantendo a água fresca.

FOTO 9.png

 

PREÇO

Não há bela sem senão, e aqui está o senão desta mochila: o preço! Talvez por ser do melhor que há, e marcar o nível de qualidade que se procura numa mochila de hidratação, o preço de venda ao publico situa-se na ordem dos 170€.

  

AVALIAÇÃO FINAL:

Design: 18/20

Conforto: 19/20

Construção: 19/20

Hidratação: 18/20

Preço: 15/20

TOTAL: 89/100

 

Para recordar, aqui fica o vídeo da nossa participação no Inatel Albufeira Night Trail 2014, onde eu, o Nuno Malcata, a Liliana Moreira e o Luis Moura participámos, e testei pela primeira vez a mochila em prova.

 

 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.