Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Race Report - Piódão Trail Running 2019

Piódão Trail Correr na Cidade 4.JPG

2019 foi a minha quarta participação no Piódão Trail Running. Foi, sem dúvida, das edições mais "agressivas" de sempre, no que toca às condições climatéricas. Na verdade, gosto muito do Piódão pelo seu elevado nível de exigência, mas nunca estaria à espera de condições destas.

Piódão Trail Correr na Cidade 7.jpg

Fomos os três, eu, o Xiko e o Tiago, sendo que o Xiko e eu iriamos participar na prova dos 25K e o Tiago nos 52K. Para aproveitar a ida ao Piódão, decidimos ir logo na sexta e vir no Domingo, com uma estadia de duas noites no Inatel Piódão. Recomendo vivamente. Assim dá para dormir bem na véspera e na noite depois da prova. Dá para fazer a viagem descansados e aproveitar para "passear". 

Piódão Trail Correr na Cidade 2.jpg

 
Sábado de manhã, depois do pequeno almoço de ovos mexidos e pão, descemos até ao centro da vila para a partida. Sim, este ano, a partida e a meta da prova, não eram no hotel do Inatel, mas sim, no centro da vila. O Tiago já tinha partido às 8h30 e nós arrancamos às 9h30.
 
Na véspera da prova, já tinha havido alguns avisos sobre troços de estrada a evitar devido à neve e houve um ajuste ao material obrigatório devido à condições atmosféricas adversas. Previsa-se uma tempestade com muito vento, chuva, granizo, neve, trovoada, tudo! E temperaturas entre os 0 e 4 graus! Na manhã da partida até fomos informados que não era permitido partir de calções. Era altamente recomendado usar calças térmicas e / ou impermeáveis.

Piódão Trail Correr na Cidade 3.JPG

Felizmente fomos bem equipados e ao longo da prova tivemos muito pouco frio. Só uma vez nas mãos, pois cometemos o erro de tirar as luvas no cimo de uma das subidas para mexer no telemóvel. Parecia que as mãos congelaram imediatamente! Que dor nos dedos!

 

De resto, a nível de percurso, a prova dos 25k, pelo que me lembro, foi muito parecido a anos anteriores. Adorei! Tudo muito bem sinalizado e pensado. Paisagens de cortar a respiração que, cobertos de granizo e nalguns sítios até neve, ganharam outro encanto! A organização teve que cortar o 3o abastecimento por causa do mau tempo, mas na verdade nem nos fez falta. 

Piódão Trail Correr na Cidade 1.jpg

 
Correr com condições tão adversas foi uma experiência única. Adorei. Deu para perceber que o equipamento é essencial. Quando soubemos das más previsões climatéricas decidimos comprar impermeáveis. Foi a melhor coisa que fizemos (os da Kalenji estão aprovados!). Além disso, as luvas e o boné! Sim, o boné, para proteger do granizo e manter a cabeça quente.
 
O calçado para estas condições foi fácil para mim. Confio nos AllOutPeak da Merrell para tudo! Já são velhinhos, mas comportaram-se muito bem. Vi gente a escorregar muito enquanto eu não escorreguei nem uma vez! De resto, a alimentação é muito importante para ajudar a manter o corpo quente. E não abrandar! Nem nas subidas quando estamos cansados. É importante manter o ritmo para não arrefecer. Outra coisa a ter em conta nestas condições adversas é a hidratação. Parece que não transpiramos, mas transpiramos sempre. 

Piódão Trail Correr na Cidade 6.jpg

Os últimos 5km da prova foram a descer e entrei em modo "sobrevivência" no cimo da montanha, a 1300m quando senti os relâmpagos bem ao nosso lado. Arrancamos em "sprint" montanha abaixo (ver Strava)! A chegada à meta foi um alívio.Nada melhor do que uma cervejinha e a deliciosa broa de batata. E ainda saber que fiquei em 7o lugar da geral. Nada mau! Mas foi só depois do banho e do almoço, quando o Tiago chegou são e salvo, que estava verdadeiramente aliviada.

Piódão Trail Correr na Cidade 5.jpg

No que toca a esta prova, para o ano, gostava de ir outra vez. Gosto muito, mesmo! No que toca à organização, nada a apontar, estiveram muito bem face às circunstâncias. Apenas acho que poderiam ter tido mais cuidado no controlo zero. Pois, o material obrigatório foi muito exigente mas não houve praticamente controlo.

 

E vocês, também estiveram no Piódão? O que acharam de correr em condições atmosféricas destas? 

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.