Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Race Report: Corrida da Árvore Generali

Corrida da Árvore 3.jpg

Já tinha ouvido falar tanto na Corrida da Árvore Generali. O Filipe Gil e o Nuno Espadinha adoram esta prova. Com um percurso pelas estradas de Monsanto e com algum sobe-desce, sempre me pareceu uma prova de 10km muito interessante, mas por algum motivo, nunca tinha tido oportunidade de participar. Foi apenas na 25a edição da Corrida da Árvore Generali que me juntei a esta prova única, por onde já passaram mais de 20000 atletas! 

ecoX - o projeto eco na 25a Xistarca na Corrida da Árvore Generali

Na sua 25ª edição, a Corrida da Árvore, fazia parte no projeto ecoX, na qual a Xistarca, numa missão de tornar os seus eventos mais amigos do ambiente, ofereceu uma árvore para cada participante plantar. O Xiko e eu demos as nossas árvores ao Christiaan para plantar no seu jardim :) Além desta iniciativa, gostei muito de ver que a Xistarca tem vindo a incentivar gestos amigos do ambiente aos seus atletas. No site da prova, a Xistarca sugere:

  • Levar o comprovativo de inscrição em formato eletrónico em vez de impresso;
  • Trazer um saco reutilizável para levantar o kit;
  • Levar uma garrafa de água durante a prova para evitar as garrafas descartáveis do abastecimento (faço-o sempre);
  • Nos abastecimentos, deitar o lixo nos contentores;
  • Partilhar boleias para a prova ou recorrer a transportes públicos (nós fomos a correr);
  • No abastecimento final, reutilizar a garrafa do abastecimento a meio da prova ou usar a garrafa oferecida no final que pode ser enchida com os bidons disponibilizados em vez de usar várias garrafas pequenas.

Acho que estas medidas pequenas podem ter impactos grandes, dada a dimensão e frequência das provas organizadas pela Xistarca. Além disso, fui agradavelmente surpreendida quando vi que a t-shirt da prova era uma “extra”, disponível por apenas 2€. Acho que isto evita o desperdício, pois muitas vezes, os atletas acabam por nem dar uso às t-shirts oferecidas nas provas. Outro fator que tenho vindo a criticar noutras provas mas que foi possível na Corrida da Árvore Generali foram as inscrições de última hora no local, no dia da prova.

Corrida da Árvore 4.jpg

A minha Corrida da Árvore Generali

Pronto, vamos lá então saber como me correu a Corrida da Árvore Generali :) Possivelmente, já viram nas redes sociais que consegui um 3º lugar na geral feminina! Não estava à espera desta! Vim à prova sem grandes ambições de tempo, pois ainda estava a recuperar da Meia Maratona de Cascais e deitei-me tarde na véspera da prova. Foi uma bela surpresa!

Chegamos ao Anfiteatro Keil do Amaral para levantarmos os nossos dorsais (o Chris, o Xiko e eu) por volta das 9h30, quando arrancou a prova das crianças (que animação!). Como havia serviço de bengaleiro, decidi deixar o meu colete de hidratação e o casaco lá, pois para 10km, provavelmente, não teria necessidade de me nutrir (levava 500ml de Tailwind a pensar no regresso a casa a correr).

A partida deu-se na Estrada do Penedo, num ambiente super bem disposto e rodeada de muitas caras conhecidas. Chegamos um pouco em cima da hora à linha de partida, pelo que depois do tiro de partida, termos andado aos ziguezagues para conseguirmos chegar ao ritmo pretendido. O meu ritmo “pretendido” era curtir e puxar um pouco, mas sem expectativas de tempos, pois seria uma prova com algum sobe-desce e confesso que não tinha estudado bem o perfil altimétrico. O Xiko estava muito solto e decidiu “abandonar-nos” para ir ao seu ritmo. O Chris e eu, continuamos na conversa e a apoiar as cadeiras de rodas (que inspiração!). Fomos a “voar baixinho”. Nas primeiras descidas chegamos a fazer quilómetros abaixo dos 4’! Foi aí que me apercebi que havia poucas mulheres à nossa volta e disse ao Chris que se continuássemos a puxar que possivelmente eu conseguiria um bom lugar.

O Chris aceitou o desafio e passou a ser o meu pacer e coach. Foi no abastecimento que um dos senhores me disse que ia em 4o lugar. Não estava à espera dessa! Disse ao Chris e decidimos então tentar avançar pelo menos um lugar para fazer pódio! Com as palavras de incentivo e dicas de respiração e postura do Chris, conseguimos avançar dois lugares. Ia em segundo! De repente, por volta do km 6-7, fomos ultrapassados por uma menina que ainda não tínhamos visto, loirinha, pequena e leve. Ela ia voando, tanto a descer como a subir. OK, estava contente com o terceiro lugar, depois desta miúda-lebre.

O percurso era lindo. Adoro correr nos trilhos de Monsanto, mas assim em estrada também é muito giro. A partir do km 7 já nem via esta beleza. Foi sempre a subir, uns 55m de D+. Já sentia as pernas cansadas. Já sentia falta do boost de Tailwind com cafeína que tinha deixado no bengaleiro. Felizmente, o Chris não se cansou de puxar por mim, e com uns breves passinhos a passo pelo meio, conseguimos manter um pace por volta dos 5’ até a meta.

Corrida da Árvore 1.jpg

Consegui. Consegui divertir-me e superar-me. A dois, com a grande ajuda do Chris. O Chris ajudou-e a perceber o poder da mente na corrida, o seu poder de controlar ou tolerar a dor que senti nos últimos quilómetros (mas que sinto bem hoje ehehe). Fizemos 45 minutos certinhos e um D+ de 145m (podem ver o Strava aqui). Os últimos kms foram sofridos, mas faz parte. O Xiko nem acreditou que tinha ficado em terceiro lugar. Foi épico! Quando fomos dar os parabéns à miúda que nos tinha ultrapassado e ficado em segundo lugar, descobrimos que era holandesa também! Que giro!

A entrega de prémios das mulheres foi mais demorada que o suposto. Sabem porquê? Porque os resultados estavam errados porque houve homens que correram com dorsais de mulheres! É realmente muito chato ocorrerem situações destas para a organização da prova. Venho então pedir a vocês, atletas, que tenham cuidado com isso. Entendo que haja trocas de dorsais last-minute por imprevistos que possam ter surgido, mas por favor, tentem informar a organização, ou, no caso dos homens, pelo menos tentem não chegar antes das 3 (ou até 10) primeiras mulheres ;)

Parabéns a Xistarca por este evento. O percurso está espetacular e estava tudo bem organizado. Obrigada a Generali por apostar na corrida como forma de promover um estilo de vida saudável e tornar estes eventos possíveis. Vemo-nos em breve!

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.