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Correr na Cidade

Preparar a nova época de corrida

IMG_6782.JPGA época 2019/2020 de trail já começou. O calendário dos 3 circuitos (Trail, Ultra Trail e Trail Ultra Endurance) já foram publicados no site da ATRP. Podem ver aqui.

Para mim é uma altura entusiasmante. Decidir as provas em que quero participar, definir os meus objetivos e começar a planear os treinos necessários para atingir aquilo a que me proponho.

Todos os anos procuro desafiar-me e tentar algo de novo e 2020 não será diferente. Para já estou pré-inscrito nos 55km dos Abutres e irei estar presente novamente, se correr tudo bem, nos 53km de Piódão, a minha prova preferida.   

Mas a maior loucura foi a pré-inscrição na Ultra do Eiger, na Suíça. Será se for sorteado o meu maior desafio e a maior distância que já corri. Os meus primeiros três dígitos.

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A Ultra do Eiger, na Suíça são 101 quilómetros de trilhos em paisagens idílicas dos Alpes. Agora é aguardar que a sorte esteja do meu lado para conseguir um dorsal. Por enquanto é começar a planear os treinos mais exigentes de forma a enfrentar as ultras em 2020.

Quero por isso partilhar com vocês algumas dicas que uso para me ajudar a preparar e ultrapassar estas provas:

  • Refletir bem na escolha em correr uma ultra. É fácil clicar num botão, efetuar a inscrição e pagar. Mais difícil e complexo é todo o trabalho e esforço necessário para conseguir correr uma prova com 50km e 3000 metros de desnível positivo. O meu conselho é pensem bem e não saltem etapas. Se nunca correram mais de 25km não é a melhor ideia fazer logo 60km ou mesmo 50km;

 

  • Preparar uma ultra implica dedicação, empenho e muitas horas de treino. Falem com a vossa família antes de tomar uma decisão. Expliquem a importância da prova de forma a que a vossa escolha não interfira com a vossa vida pessoal e mesmo profissional;

 

  • Planear as provas com 4/5 meses de antecedência. Caso queiram correr uma ultra tenham em atenção que para estar bem preparados precisam de alguns meses de treino por isso escolham uma prova para a qual tenham tempo suficiente para treinar;

 

  • Além do treino específico em montanha para preparar o volume e o desnível não esqueçam o treino de velocidade, força e equilíbrio. Os 2 são importantes e complementam-se;

 

  • Para quem vive na cidade é preciso encontrar alternativas criativas para combater a ausência de desnível. Muitas sessões de escadas, repetir várias vezes a maior subida da cidade ou andar de bicicleta. Um bom exemplo são os treinos do Correr na Cidade às segundas-feiras pelas colinas de Lisboa;

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  • Por última e para mim o mais importante, corram por vocês e pelo prazer que correr na montanha vos dá. Não há nada pior do decidir correr uma ultra pelos motivos errados.

Agora vou treinar que tenho muitos quilómetros pela frente para me preparar.

Espero ver-vos num treino ou prova em breve. Boas corridas a todos.

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