Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Piódão Trail Running - dicas

Piódão 2014.jpg

 

Vão participar no Piódão Trail Running? Nós sim! E é já este sábado! O Tiago vai participar no ultra trail (53,5km) e o Xiko e eu na prova dos 25km.

 

É uma prova na qual já participei algumas vezes e que gosto muito pelo seu elevado nível de exigência.
Há duas semanas, quando estava a correr a Meia Maratona de Milão, lembrei-me que podia voltar a escrever um post tipo "check-list" de coisas a não esquecer antes de uma prova. E aqui vai, no âmbito do Piódão Trail Running:
 
1. Alimentação:
  • Antes da prova: beber muita água para manter o corpo bem hidratado e pode-se carregar um pouco mais nos hidratos de carbono (massa, pão, etc). De manhã, ao pequeno almoço pre-prova, recomendo comer o que estão habituados a comer antes de treinar. No meu caso, serão papas de aveia com maça, banana, maça, canela e manteiga de amendoin.
  • Durante a prova: há que saber quais são os abastecimentos de líquidos e sólidos. Pessoalmente, gosto sempre de ir em semi-autonomia, no sentido em que, em provas onde prevejo fazer mais do que 90min, trago a minha mochila com os meus gels e barras energéticas bem como água. No meu caso, costumo comer algo de 60 em 60 minutos e beber mais ou menos de 30 em 30. Como e bebo pouco de cada vez. O gel, demoro muito tempo a consumir, para garantir uma melhor absorção no sangue. Não esquecer de guardar bem as embalagens para que não fiquem esquecidos na estrada ou montanha ;)
  • Pós prova: depois da prova, gosto de comer uma refeição com bastante proteína de fácil absorção, como ovos cozido, uma omelete, cogumelos (ou carne branca, caso gostes) e não esquecer de beber bastante. 

Piódão running.jpg

 

2. Equipamento:
  • Uma das regras básicas é não testar equipamento novo em prova. Pode revelar-se a não ser tão conformtável quanto parecia...
  • Cortar as unhas dos pés  2-3 dias antes da prova.
  • Usar vaselina, Halibut ou pó talco em pontos de possível fricção. Pessoalmente não preciso, mas há quem use nos pés, virilhas, etc.
  • Proteger-os do sol usando um boné, buff ou pala e creme protetor. Também quando chove gosto de usar uma pala, pois permite-me ver melhor.
  • Com frio, como se prevê para este fim-de-semana no Piódão, recomendo, além do quipamento do costume, o uso de uma camisola térmica, luvas, buff para o pescoço e talvez para tapar os ouvidos, e talvez leggings ou então calções mas com meias altas. O casaco impermeável ou corta-vento é essencial e até faz parte do material obrigatório conforme consta no Regulamento da Prova.
  • Cumprir com o material obrigatório: embora possa parecer supérfluo, é importante cumprir o material obrigatório exigido pela organização de uma prova. No Piódão, no ultra trail, a lista é bastante extensa pelo elevado grau de dificuldade da prova.

Piódão Correr na Cidade.jpg

 

3. Comportamentos:
  • Chegar a horas! O stress adicional de um potencial atraso é dispensável ;)
  • Desfrutar, é o mais importante!
  • Respeito pela natureza: não deixar lixo e não correr fora do trilho.
  • Respeito pelos outros: respeitar a fila no caso de haver engarrafamentos; em caso de necessidade de abrandar ou caminhar, manter à direita para sermos ultrapassados pela esquerda; ajudar quem precise. Parece óbvio mas nem sempre é ;)
  • Nos pontos de abastecimento, isto para provas de estrada, tentar atirar a garrafa para o respetivo ponto de recolha e ter cuidado para não tropeçar nas garrafas e tampas no chão.
  • Não preocupar demasiado com resultados e tempos. Pelo menos, eu tento fazer isso. Prefiro guiar-me pela frequência cardíaca do que pelo pace e tento olhar para o relógio o menos possível. Assim desfruto mais "da viagem".
  • Marcar uma massagem de recuperação desportiva no dia depois da prova. Eu não dispenso a "minha Joana" da Jing Atelier de Saúde e Bem-Estar.

 

Têm mais alguma dica ou sugestão?
Vemo-nos no Piódão?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.