Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

PEQUENO-ALMOÇO SAUDÁVEL "EM DOIS TEMPOS"!

Por Carmo Moser:

 

 

07h00 - Acordar cedo... tomar banho, vestir crianças, arrumar tralha espalhada pelo chão,  agarrar nas mochilas dos miúdos... Olhar para o relógio: “&##$”&%$# estou atrasada!!!”... comer rapidamente uma taça de cereais “cheios de açúcar e de porcarias que fazem pessimanente à saúde, mas que não dão trabalho nenhum a preparar”.

 

Aqui por casa as manhãs são assim, com excepção da última parte. O dia pode começar a correr, mas não dispenso um pequeno-almoço nutritivo, saudável e equilibrado.

 

Mas, no meio de tanta correria como arranjo tempo para preparar uma boa refeição? A palavra-chave é “antecedência”! Ter tudo preparado para poupar tempo! E aqui entra o “meu” muesli bombástico. Uma mistura de vários ingredientes que são uma verdadeira bomba de energia e de sabor. E não há mais fácil de preparar!

 

Todos os domingos preparo a mistura para o resto da semana. A base é sempre a mesma e é composta por dois ingredientes:

- AVEIA (costumo usar sem glúten) – Muito nutritiva, sendo uma óptima fonte de hidratos de carbono. Rica em proteína, fibras, vitamina B1, magnésio, fósforo e manganés. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, do colesterol e da pressão arterial; reguladora do trânsito intestinal e do apetite.

- LINHAÇA TRITURADA (dourada ou castanha) – Altamente nutritiva, rica em fibras, fósforo, magnésio, cobre, vitamina B1, manganés, ácidos gordos polinsaturados  e proteína. Tem efeitos anti-inflamatórios, melhora a pressão arterial, regula o colesterol, ajuda o funcionamento do intestino, sendo um óptimo laxante. Por razões óbvias, utilizo uma quantidade muito moderada (sobretudo se treinar de manhã) e em dias anteriores a provas coloco a linhaça totalmente de lado. Sim, TOTALMENTE de lado, a não ser que queira conhecer todas as casas de banho da prova!

 

 

Depois vou variando de semana para semana, mas regra geral costumo usar os seguintes ingredientes:

- BAGAS GOJI – Ricas em aminoácidos e minerais, vitamina C, vitamina B2, vitamina A, entre outros nutrientes, são um óptimo antioxidante.

- PEVIDES DE ABÓBORA (sem sal) – Ricas em zinco e em magnésio. Entre os diversos benefícios, podem ajudar no bom funcionamento muscular e na saúde óssea e contribuir para o normal funcionamento do sistema imunitário. São também uma boa fonte de proteína.

- NOZES, AMÊNDOAS OU PISTACHOS (sem sal e sem serem fritos ou torrados) – Muito ricos em gorduras saudáveis, contém proteína, fibras, ácido fólico, cálcio, fósforo, selénio, potássio, magnésio, ferro, vitamina E e do complexo B... Altamente energéticos, ajudam a controlar a glicemia e a saciar, são benéficos na redução do colesterol, entre muitos outros benefícios. Aqui a moderação também é conveniente, pois podem provocar gases e inchaço.

- CHIA – Rica em cálcio e fósforo. Óptima fonte de fibra e manganés.  Ideal para criar a sensação de saciedade. Ajudam a manter uma boa saúde óssea e muscular e a manter o normal metabolismo produtor de energia.

- SEMENTES DE SÉSAMO – Muito ricas em manganês e cobre. Também são uma boa fonte de cálcio, ferro, magnésio e fósforo. Contêm fitoesteróis que ajudam a controlar o colesterol.  Ajudam a combater doenças cardiovasculares e na preservação da saúde óssea e muscular.

- SEMENTES DE GIRASSOL (secas e sem sal) – Muito ricas em vitaminas E, B1 e B6, magnésio, fósforo, cobre, manganés e selénio.

 

Depois de fazer a selecção dos ingredientes, misturo tudo e coloco num recipiente fechado. Todas as manhãs adiciono 5 colheres do muesli a um iogurte natural (sem lactose) ou a um iogurte de soja e junto uma peça de fruta cortada aos pedaços:

- MAÇÃ OU PÊRA – costumo polvilhar com canela

- BANANA MADURA - mais fácil de digerir que a banana verde

- KIWI

- MORANGOS...

Se estiver MESMO sem tempo, na noite anterior escolho uma peça de fruta que não oxide, corto em pedaços e guardo numa taça, no frigorífico. De manhã é só juntar o muesli e o iogurte.

Mais fácil e saudável é difícil de encontrar!

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.