Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

As Regras de descanso para os corredores

75cfb1ba-eb72-49ca-94f8-e665628b3f9b.JPG

Se treinar todos os dias fico mais forte? A resposta é não.

O descanso é parte essencial de qualquer plano de treino e fundamental para quem procura melhorar a sua performance. Perceber a importância do descanso é a primeira etapa de qualquer bom plano e tão ou mais importante que as sessões de rampas, as séries e os treinos longos.

Sem descanso a probabilidade de lesão aumenta e não evoluímos tanto pois não deixamos o nosso corpo recuperar e regenerar.

Seguem alguns mandamentos para te ajudar a cumprir com o descanso merecido. 

Descansar é treinar

O descanso é uma seção do treino como qualquer outra, é o chamado treino invisível e deve ser encarado como parte do plano de treino de forma a ser mais fácil cumprir e respeitar os dias planeados de descanso. Tão importante como outro aspeto do treino devemos respeitar os dias de descanso.

Se não descansas, não melhoras

Sem repouso não melhoramos. Depois de uma sessão intensa o nosso corpo está cansado e esgotado e é necessário um certo repouso para assimilar o trabalho e permitir a regeneração dos tecidos musculares.

O sono é essencial ao descanso

Uma parte crucial do descanso é o sono, é durante o mesmo que o nosso corpo recupera dos danos causados pelos treinos mais intensos e muitos quilómetros corridos.

É importante tentar respeitar as 7/8 horas de sono diárias recomendadas, tempo suficiente para a nossa recuperação.

IMG_7761.JPG

O dia de descanso é sagrado

Nos dias em que está planeado descanso, o mesmo deve ser sagrado. É para cumprir. Descanso não é uma corrida ligeira ou uma sessão de natação. Descanso é isso mesmo, não fazer exercício nenhum e permitir ao corpo recuperar.

No mínimo um dia de descanso por semana

Tentar ter pelo menos um dia de descanso total planeado por semana, quer seja depois do dia de séries ou do treino longo. Se for possível o ideal é ter um dia de descanso total e outro dia de descanso ativo, com uma sessão ligeira de corrida devagar, passeios de bicicleta ou natação.

Planeia o descanso

O dia de descanso não deve ser planeado de forma aleatória, é importante analisar qual o melhor dia, sendo que por norma o dia de descanso é após o dia da saída longo ou antes de um dia de treino intenso de séries ou rampas.

Sem descanso é mais provável que te lesiones

O risco de lesão aumenta caso não exista nenhum período de recuperação. Dar o tempo necessário para recuperar-mos dos esforços intensos a que nos sujeitamos é uma forma de evitar lesões. Um corpo cansado é mais propenso a lesões que poderão implicar vários dias ou semanas de paragem. Neste caso é preferível parar um dia a correres o risco de te lesionares.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.