Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Just Girls associa-se ao evento "International Women's Day Run"

 

O treino "Just Girls" organizado pela Crew do Correr na Cidade, e que se realiza amanhã de manhã  associa-se ao "International Women's Day Run" um evento organizado pelas bloggers britânicas Spike and Heels e Run Like Elle e que se está a espalhar a nível mundial Em conjunto com outras crews internacionais, o Correr na Cidade representa assim Lisboa e Portugal neste movimento. 

 

As inscrições no nosso treino já se encontram esgotadas mas queremos incentivar todas as mulheres portuguesas a correrem amanhã. Sozinhas ou em grupo, vestidas de cor de rosa para celebrarem este dia que é vosso!

 

Boas corridas.

 

Esta é a lista de cidade aderentes até ao momento (e que correspondem a uma running crew)

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Filipe Gil

    07.03.14

    Cara Ana,

    Há sempre quem veja o copo meio vazio e há quem veja o copo meio cheio. Aconselho-a a ler um pouco sobre a história das mulheres na corrida, ficará admirada com o que se passava há pouco mais de 20 anos na Europa e Estados Unidos. Ainda nos anos setenta uma mulher que corresse na rua era apupada, mandavam-na ir cuidar dos filhos ou tratar da roupa...

    Ou mesmo a história da primeira mulher que correu uma maratona, em 1968 e que teve os seguranças a retirá-la da prova. Leia aqui, ou pesquise no google: http://kathrineswitzer.com/about-kathrine/1967-boston-marathon-the-real-story/

    Felizmente esses tempos estão para trás. Por nós, organizadores, até podem correr de preto, às bolinhas, ou de prateado, interessa é correr. Mas que é uma vitória dos tempos as mulheres puderem correr e serem vistas como exemplo, ninguém o pode negar.

    Se formos pensar em alguns países menos evoluídos, ainda há muito trabalho a fazer. Talvez as mulheres destes países sintam coragem em mudar a sua situação vendo o exemplo de outras que têm mais liberdades, mesmo que seja só para correr na rua com as amigas.

    Convido-a a juntar-se a nós. A ser nossa convidada especial, e venha vestida como quiser. Venha celebrar as conquistas das mulheres, que há menos de 20 anos eram bem diferentes.

    Boa Corridas e um excelente Dia da Mulher para si e para as suas amigas.
  • Sem imagem de perfil

    Ana Pereira

    07.03.14

    Obrigada pela resposta completa. Conheço bem a história da Mulher na Corrida, lá fora e cá. Comecei a correr (num clube) , era ainda uma menina e decorria o ano de 1975. Corri lá umas 3 épocas para depois deixar. Mas nunca deixei de correr. Na adolescência corria por mim, sozinha ou com o meu irmão. Nas ruas, nos pinhais, onde calhava e "apenas" porque gostava, pelo prazer, pelo bem estar que sentia, físico e mental. Em 1996 comecei a participar em provas populares. Nunca mais parei. Corri por vários clubes e também como individual, competi (ao nível popular, claro) em provas e Troféus. Ainda hoje corro e a Corrida faz parte de mim. Conheço muitíssimo bem as várias situações que descreve sobre a Mulher na Corrida em Portugal, há 20 e há 30 anos atrás! E conheço-as tão bem, não por ouvir falar delas, mas por passar por elas e senti-las directamente na pele. Ainda hoje, se tudo já é muito diferente, continuam ainda a verificar-se muitas situações de desigualdade para a Mulher, também na Corrida. E como sempre afirmei, a maior dificuldade para haver mudança, é na mentalidade. A começar na da própria Mulher. Depois na do Homem, nas organizações, na sociedade... e muita coisa já mudou, mas muito ainda há a fazer. Por isso, tudo o que incentive a Mulher a correr é de louvar. Para que a mudança continue a dar-se para que um dia se chegue finalmente ao ponto onde haja verdadeiramente igualdade. Também na Corrida.

    Obrigada pelo convite e sim, muito provavelmente irei correr amanhã (treino), e está no programa correr também no domingo (participar numa prova de corta-mato) e continuarei a correr durante a semana, e pela vida fora assim a vida me permita.

    Que as mulheres corram amanhã, mas que não seja por ser o "dia delas" porque o "dia delas" é todos os dias, e se as estamos a chamar para correr amanhã porque é o "dia delas", a mentalidade não mudará...

    Continuação do vosso bom trabalho em prol da Corrida (que conheço muito mal, admito, estou só agora a descobrir o blogue) e até um dia destes num lugar qualquer a correr :)

    Ana Pereira
    http://mariasemfrionemcasa.blogspot.pt/
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.