Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Hot Yoga: um excelente complemento à corrida

12047192_1124606614234633_4750983227536984782_n.jp

Redescobri o Yoga muito recentemente, em novembro do ano passado. O meu primeiro contacto com o Yoga foi enquanto miúda que competia no surf. Na altura, o objetivo da modalidade era ajudar na respiração, flexibilidade e recuperar entre competições. Hoje o Yoga já voltou a fazer parte do meu quotidiano, e o seu papel manteve-se parecido. Apenas acrescentaria a palavra equilíbrio e o surf foi substituído por corrida.

 

IMG_20160213_132644.jpg

O Yoga ajuda-me a equilibrar a minha vida tanto profissional como desportiva (corrida). Sabe-me muito bem depois de uns dias de trabalho mais stressantes ou depois de uma prova de corrida exigente praticar Yoga. Entretanto também já encontrei a paz interior para praticar o Yoga em casa. Com o apoio de uns vídeos do YouTube, pratico Yoga quase todas as manhãs, ao acordar, por 20 minutos. Para além disso, para aprender mais e melhor, tenho experimentado alguns estúdios de Yoga e no ginásio. 

 

Entre as várias vertentes do Yoga, uma das minhas preferidas, embora tenha as minhas preocupações no que toca ao seu impacto ambiental, é o Hot Yoga. Sim, Hot Yoga é Yoga tónico numa sala aquecida a 40 graus. Este yoga é muito físico e não tanto mental, não envolvendo muita meditação. Numa sessão de 1h30 os praticantes queimam entre 600 a 900 calorias.

 

As aulas de Hot Yoga no espaço Yoga Live Academy nos Anjos são dados pelo Jean Pierre de Oliveira, combinando posturas psicofísicas e exercícios respiratórios. O resultado? Mais energia, melhor performance física, mais flexibilidade, maior conhecimento do eu.

 

Como o ambiente da sala aquecida é mais exigente em termos cardiovasculares e musculares, Jean Pierre desintensificou a sequência de yoga tónico que criou, acrescentando um breve aquecimento com um respiratório de enraizamento – Dirga Pranayama – e um respiratório de concentração e equilíbrio – Anuloma Viloma – bem como novas posições. Eu sou fã destes métodos respiratórios e com o ar quente sabe muito bem. Sentimos que estamos a desintoxicar o corpo. É aliás por isso que o Hot Yoga é tantas vezes recomendado a quem tem problemas respiratórios, como asma.

12605299_1191776144184346_7927595173015031296_o.jpPara runners, o Hot Yoga é benéfico no sentido em que melhora a condição física e a flexibilidade. Para além disso, ajuda a tonificar e a queimar calorias e a eliminar toxinas. A nível da cabeça, o Hot Yoga ajuda a aliviar o stress e a aumentar a capacidade de concentração. Este exercício é recomendado também para quem tem algum tipo de lesão no joelho, coluna ou pescoço.

 

O Hot Yoga é duro. Para quem está a começar, é preciso ir devagar. Na primeira aula, se conseguir ficar o tempo inteiro dentro da sala já é uma vitória. Prepare-se para trabalhar o corpo todo e suar bem.

 

A quem tenha interesse em participar, veja os horários aqui. Recomendo o uso de pouca roupa e que seja confortável, que traga toalha e água para hidratar. No Yoga Live Academy, depois da prática, pode tomar banho e beber um cházinho.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Bo Irik

    18.02.16

    Bom dia! Obrigada pelo teu feedback. Sim, concordo plenamente. Eu gosto de combinar casa com estúdio :) O Hot Yoga recomendo. Sabe bem respirar o ar quentinho e aumenta a flexibilidade ;) Boas práticas!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.