Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Fomos descobrir os Percursos Pedestres de Sardoal

Sardoal Correr na Cidade 3.jpg

Um casal amigo nosso vive em Abrantes e gostamos de, de vez em quando, passar lá o fim-de-semana. Num desses fins-de-semana, constava no nosso plano de treino uma corrida de trilhos de cerca de uma hora. Perguntamos então se os nossos amigos sabiam de algum grupo de corrida da zona ou de um percurso de 8-10km que pudessem recomendar. Tomamos então conhecimento dos Percursos Pedestres do Concelho de Sardoal, bem perto de Abrantes.

 

Na verdade, tal como nos foi prometido, no site de turismo do Concelho de Sardoal, encontramos vários percursos pedestres. Os percursos variam em distância e grau de dificuldade. Os percursos estão assinalados com uma excelente sintética e é também possível fazer o download do ficheiro GPX para nos podermos guiar pelo relógio ou telemóvel.

Sardoal Correr na Cidade 4.jpg

O Concelho de Sardoal possui importantes recursos naturais, com locais belos e excelentes paisagens, ribeiras, fauna e flora. De facto, encontramos paisagens muito bonitas com cascatas e tudo! Como se pode ler no site, “Para potenciar esta mais-valia e tendo em conta a recuperação e preservação do património cultural, ambiental e natural, a Câmara Municipal criou recentemente uma rede de percursos pedestres no Concelho que tem como finalidade dar a conhecer este património de forma estruturada, organizada e integrada”.

Sardoal Correr na Cidade 5.jpg

No site podemos encontrar 7 Percursos Pedestres:

  • Na Rota do Javali - PR1
  • Trilho do Pastor - PR2
  • Do Pão ao Vinho - PR3
  • Via Romana - PR4
  • Caminho da Moura Encantada - PR5
  • Calcorrear dos Resineiros - PR6
  • Grande Rota da Prata e do Ouro - GR44

 

Sardoal Correr na Cidade 1.jpg

Optámos pelo percurso chamado “Na Rota do Javali”. Neste percurso, a marcação é feita nos dois sentidos e obedece ao regulamento da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. As cores utilizadas são o amarelo e o vermelho, conforme definido para os percursos de pequena rota. É um percurso circular com 10-11km e um desnível acumulado de 388m. Podem ver o nosso percurso no Strava. Foi um percurso muito agradável, maioritariamente por caminhos de terra batida. A partida e a chegada deste percurso é em Andreus, na Capela dos Barbilongos .

Sardoal Correr na Cidade 2.jpg

Desta vez não encontramos nenhum javali, mas quem sabe para a próxima! Gostamos muito e queremos voltar! Já correram ou caminharam em Percursos Pedestres marcados? Se sim, onde?

A Câmara também promove caminhadas organizado nestes percursos pedestres e dia 22 de setembro, o Concelho de Sardoal receberá o VI Trail “Terras do Sardão”. Mais informações em www.cm-sardoal.pt.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.