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Correr na Cidade

Faltam 2 semanas para a Maratona! E agora?

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Duas semanas ou apenas 13 dias? OMG! A cada dia que passa sinto-me mais entusiasmada e ansiosa! Embora já tivesse corrido a distância rainha do atletismo duas vezes antes, ela continua a impor respeito e excitação! É já dia 20 que estaremos no Estádio Olímpico da Capital da Holanda para a Maratona de Amsterdão. E, no mesmo dia, muitos de vocês estarão em Cascais para a “nossa” Maratona de Lisboa.

A duas semanas da Maratona, penso que é uma boa altura para partilhar sobre como correu a preparação e como serão estes dias pré-prova. 

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O meu objetivo para a Maratona de Amsterdão, é acima de tudo, curtir cada passo dos 42,195 km e fazer a prova em menos tempo que o meu PB atual (3h56min) seria um plus. Mas acima de tudo, curtir uma viagem à minha terra natal com amigos e divertir-nos! O Xiko vai estrear-se na distância e o Bruno também. O Nuno já tem várias maratonas no seu currículo. E a Ana e a Joana também vêm! 

A nível de treinos, não fui acompanhada por nenhum treinador ou planos de treinos da net. Tal como pretendo fazer na prova, nos treinos o objetivo era divertir-me! Fiz 2 ou 3 treinos longos (25-30km) à beira rio e também considero a minha participação no Extreme West Atlantic Adventure, onde corremos 10h em 3 dias, parte dos treinos, bem como as provas e treinos de SwimRun. 

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Tal como partilhei aqui no blog há 4 meses, tenho feito 5-6 treinos por semana:

  • Segunda-feira: 10K de corrida com subidas nos “Happy Mondays”
  • Terça-feira: yoga 
  • Quarta-feira: 45’ de RPM 
  • Quinta-feira: 10+K planos 
  • Sexta-feira ou Sábado: treino intervalado de alta intensidade com a Move HIIT
  • Domingo: treino longo, seja de corrida, trail ou SwimRun

 

Gostei da viagem até aqui. Sinto-me bem e tenho conseguido cumprir com o meu objetivo de treinos. Apenas gostaria de ter feito mais um treino de 3h, sozinha, em plano, para perceber melhor a minha capacidade à nível de ritmo. Tinha-me proposta fazer 3-4 treinos com por volta de 30K planos mas só fiz um.

 

 

Seguem algumas dicas práticas (que funcionam para mim) para estas duas semanas que faltam:

  • Confiar. O treino está feito e demos o nosso melhor. Agora já não vale a pena inventar e fazer treinos muito puxados. Entramos na fase de “tapering”, onde damos ao nosso corpo o merecido descanso. Continuamos ativos e fazemos alguns treinos de corrida, mas nada de séries ou longões. Está bom assim, é apenas manter.
  • Uma coisa importante é facilitar a recuperação dos músculos com massagens. Tenho mais uma massagem desportiva marcada 3 dias antes da Maratona e também já marquei a massagem “pós-massacre”. Quem me “tortura”, é a “minha” Joana da Jing Massagens. 
  • A nível de equipamento, também já não vale a pena inventar. Espero que tal como eu, te sentes bem com o calçado que usaste nos treinos longos. Pessoalmente, menina do trail que sou, vou levar uma mochila de trail para a maratona. A prova tem 10 abastecimentos mas ainda assim, gosto de levar o meu próprio abastecimento. Levo uns bidons de água com Tailwind (para quem não conhece, é um 2-em1, energético e isotónico, 100% natural que se mistura com água. Também foi o meu “combustível” nos Açores) e uma barrinha.
  • Outra coisa importante a considerar nesta preparação é a nutrição. Temos vindo a ser acompanhados pela Nutricionista Ana Guerra (sim, a Ana aqui do blog). Em 4 meses de acompanhamento, tanto o Xiko como eu atingimos o nosso peso ótimo para correr uma maratona. Nunca estive tão leve na minha vida adulta e sinto-me mais forte que nunca! Também a minha anemia está mais controlada (através de suplementação, para já). Que venham esses 42 km!

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  • De resto, nos 4-5 dias antes da prova, já sabem: 
    • Hidratar bem, beber muita aguinha;
    • Aumentar a ingestão de hidratos de carbono;
    • Garantir que temos as unhas bem cortadinhas;
    • Tentar descansar muito;
    • Verificar se temos o equipamento todo OK;
    • Alongar e manter uns treinos muito ligeiros;
    • Desfrutar da excitação pré-prova!

 

Para mim e o Xiko este último ponto vai ser um desafio, pois vamos agora estar 9 dias no Brasil! É aproveitar para descansar, comer bem e ter cuidado com as caipirinhas! Dia 17 chegamos a Lisboa e dia 18 já voamos para Amsterdão! Nem damos hipótese ao jetlag! :p

E vocês, como vivem estas duas semanas antes da Maratona?

 

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