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Correr na Cidade

Crónica III – Parar, Ver e Ouvir

Por Tiago Portugal:

Domingo - 10 de agosto de 2014 – 20h19 - Faltam 33 dias 6 horas e 22 minutos…Não tenho pensado muito nisto mas daqui a sensivelmente um mês estarei na Serra Nevada. O programa da festa prevê que agosto seja o mês em que faça mais quilómetros e com maior desnível positivo...férias só em outubro. No entanto, até à data não tem corrido conforme o planeado. Algum cansaço psicológico e físico aliado a uma dor na parte posterior da perna esquerda condicionaram o meu treino na última semana. Felizmente estou, aos poucos, a ultrapassar isto tudo, e em retrospectiva até penso que está pausa era necessária. Temos que saber parar para recomeçar mais fortes e com uma energia redobrada.

 

Segunda-feira 4 de agosto: Depois de ter passado o dia de domingo a “jiboiar” acordei ainda com a dor na parte posterior da coxa, que começou depois de Óbidos, a incomodar-me. No trabalho resolvi, à campeão, subir as escadas até ao 5º andar. Dois lances de escada e percebi a péssima ideia que tinha tido. Bela maneira de começar a semana! Apoiado no corrimão consegui ao fim de alguns minutos chegar ao meu destino. Ao longo do dia apercebi-me que não estava em condições de correr e resolvi ir a um treino de cross-fit ao fim da tarde para desanuviar. O treino correu lindamente e, tirando uma ligeira impressão, a perna não se ressentiu. Fiquei aliviado e combinei ir correr no dia seguinte de manhã.

Treino realizado: 0km mas 1h de Cross-Fit

 

 

Terça-feira dia 5 de agosto: 7h30 no jamor. Fui na companhia, do Nuno Malcata, fazer um treino ligeiro pelos recantos do jamor que o Nuno tão bem conhece. Ao fim de 6km a perna esquerda começa a incomodar, 2 km depois a dor ficou tão aguda que resolvi parar para não piorar a situação. Pelas 13h00 continuava com uma dor constante na coxa que até sentado me incomodava. Liguei ao José Carlos Santos (o meu treinador) para conversar e ver se me podia ajudar nesta situação, na hora ficou decidido que depois do trabalho iria ter com ele para ver o que se passava. Após uma sessão de massagem em que fiquei bastante melhor fui para casa a pensar em duas coisas. A 1ª é que deveria fazer uma massagem regularmente, alivia muito a pressão nas pernas, a 2ª é que efectivamente não tenho flexibilidade nenhuma o que para além de prejudicar actualmente a minha corrida poderá ter consequências negativas no futuro. Apesar de hoje alongar bastante mais do que no passado ainda estou longe do pretendido e tenho que investir mais tempo nos alongamentos e nos exercícios de flexibilidade.

Treino realizado: 8,76km em 48m D+ 80m

 

Quarta-feira dia 6 de agosto: Dia de descanso absoluto para ver se a perna melhora. 30 minutos de alongamentos à noite.

Treino realizado: 0km

 

 

Quinta-feira dia 7 de agosto: Depois de um dia de descanso, obrigatório, comecei a sentir melhorias e a perna já mal me doía. Resolvi arriscar e fui ao treino do CnC “Into The Wild” em Monsanto. Mais uma vez, treino excelente e uma grande oportunidade para quem não conhecia descobrir Monsanto. Durante o treino senti uma ligeira picada na perna e fui abrandando o ritmo até me sentir confortável. Já em casa obriguei-me a fazer cerca de 40m de alongamentos. Custa? Muito. Mas é essencial para preservar as minhas articulações e evitar problemas no futuro.

Treino realizado: 10km, D+ 220 m

 

 

Sexta-feira dia 8 de agosto: Numa semana normal de treino seria o meu único dia de descanso. No entanto, esta semana tive que dar ouvidos ao meu corpo e descansar mais do que o habitual por isso foi o meu 2º dia de descanso. Mais uma vez aproveitei para fazer alongamentos.

Sinto-me muito menos cansado.

Treino realizado: 0km

 

 

Sábado dia 9 de agosto: 3 º dia de descanso esta semana. Bem precisava. Sinto-me renovado e cheio de vontade de correr, coisa que tinha faltado nos últimos dias. Foi necessário parar, descansar, ver onde já tinha chegado e o que já progredi e ouvir os conselhos de quem sabe e já passou pelo mesmo. 

Não consigo ficar muito tempo parado e começo a ficar agitado de não correr…

Treino realizado: 0km

 

Domingo dia 10 de agosto: Treino de 2 horas em Sintra na companhia do meu irmão e do Nuno Malcata. Acordei cheio de vontade de correr e de avaliar como se portava a minha perna durante um treino mais puxado. Foram mais de 2h30 de subidas, descidas e mais subidas na paisagem idílica da Serra de Sintra, com direito a ir à pedra amarela e ao monge. Aproveitei para mais uma vez testar a alimentação e a hidratação, podem determinar o sucesso ou não numa prova. Ao longo de todo o percurso senti-me fisicamente muito bem, mas o mais importante foi que recuperei totalmente a alegria de correr. Ultrapassei mais uma etapa rumo ao meu destino final e sinto-me cada vez mais preparado.

Treino realizado: 21km, 2h30 com D+ de 800m   

Resumo da semana: 40,26 km com de D+ 1101m

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