Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Crónica I - Rumo à Serra Nevada e mais além...

 

Por Tiago Portugal:

 

83km??? 10km não te chegam?

 

“Deves estar doido!!! – Assim começam muitas das conversas sempre que falo sobre a minha aventura nos 83K da Serra Nevada, que terá lugar em Setembro.” 

 

Não consigo bem explicar o porquê, mas por vezes, só, 10km não me chegam, preciso de mais, quero mais, conhecer os meus limites físicos e testar a minha resistência mental.

 

Um aparte: para aqueles que duvidam, e são alguns, tenho um atestado médico, ainda válido, a comprovar a minha sanidade mental. Mas, muitas vezes, os meus amigos questionam-me se os 83 Km na Serra Nevada não serão demais.

 

Como todas, esta história teve um início e, espero, um final feliz, não confundir com a versão em inglês...

 

É importante saberem como tudo começou. Este desafio não foi planeado, surgiu naturalmente e foi fruto de uma evolução e crescimento enquanto corredor. Ao longo do último ano fui, gradualmente, aumentando as distâncias que corro, comecei com 10km, depois 20km, em janeiro 44km e depois 50km, rumo aos 83km a que agora me propus. 

 

 

Só no último semestre de 2012 comecei a correr com maior frequência e em outubro de 2013 corri pela 1ª vez numa prova de trail. Gostei mas foi na corrida do Monge, em novembro de 2013, que me apaixonei definitivamente pelo trail. Em maio deste ano fui desafiado por um amigo a ir ao 1º Ultra Trail da Sierra Nevada, aceitei sem saber ao certo no que me metia, mas o fato de ser a minha primeira prova no estrangeiro e ser a primeira edição foram motivos mais do que suficientes para dissipar quaisquer dúvidas que pudesse ter.

 

Dia 13 de Setembro esperam-me 83 Km de trilhos na montanha, com um desnível positivo de 5.682m e um desnível negativo de 4.356m, simplesmente “só” mais do dobro que alguma vez fiz. O tempo limite para terminar a prova são 21 horas sendo que os últimos 20 km são feitos a mais de 2000m de altitude, pormenor que mais me tem preocupado.

 

Depois do entusiasmo inicial percebi que sozinho e sem treinos estruturados não iria conseguir, ainda sou inexperiente nestas andanças. Assim com a ajuda do treinador José Carlos Santos, iniciei dia 2 de julho um plano de treino de 16 semanas - não é o tempo ideal de preparação mas foi o melhor que consegui.

 

O treino está a ser muito duro mas também frutífero, em junho percorri 217 km e vou terminar julho com cerca de 300km feitos. São seis dias por semana a correr, muitas vezes não me apetece, mas tem que ser. Como o tempo é limitado tive, como muitos outros, que adaptar os meus treinos, corro muitas vezes ao almoço e ao fim-de-semana, enquanto cá em casa se dorme eu já estou em qualquer trilho a começar o meu treino.

 

 

Ao longo destes dois meses corri quase 500km com um desnível positivo acumulado de 11.095 metros. A 13 de Setembro para acabar a prova vou ter que fazer metade disto ao longo de 83km!!!! Só de pensar fico cansado.

 

Tive a sorte de a Adidas ter aceitado ajudar-me nesta empreitada, cedendo-me material, que irei testar ao longo das próximas seis semanas e levarei no dia da prova, vou também dando o meu feedback sobre isso.

 

Ao longo das próximas seis semanas vou relatar, semanalmente, os meus treinos e tudo o que vou vivenciando.

 

Espero que no fim disto tudo quem quiser consiga ver que com trabalho, dedicação, vontade e muito coração é possível ultrapassar desafios que ao início julgamos impossíveis. E isto não é só válido para a corrida.

Boas corridas a todos…

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.