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Correr na Cidade

Alongar ou não alongar antes e depois de correr?

Sou um atleta amador muito interessado em todos os temas que envolvem o desporto, e em especial a corrida. Leio bastante, ouço com muita atenção tudo o que as pessoas que me rodeiam neste mundo têm a partilhar, confronto ideias e teorias.


Um dos temas que mais dúvidas me suscita nos últimos tempos é se devemos alongar antes e sobretudo depois de um treino de corrida.

 

A questão é, alongar antes e depois de correr previne efetivamente possíveis lesões?

 

Há algum tempo para mim era um dado adquirido que "Sim". Os alongamentos antes do treino deveriam ser dinâmicos, já os alongamentos após  deveriam ter a duração mínima 40 segundos em cada postura.

 

Hoje estou a colocar cada vez mais em causa esta teoria e as minhas dúvidas multiplicam-se.

 

Tenho lido e ouvido que os alongamentos antes e depois do treino são desnecessários e podem mesmo ser prejudiciais. O trabalho de flexibilidade é importante sim, mas fora dos períodos de trabalho físico intenso como os treinos de corrida.

 

Para já, mantenho um equilíbrio na minha rotina de treino:

 

- Aqueço antes de treinar com ligeiros alongamentos dinâmicos;
- Após treino retorno à calma, alongo confortavelmente sem forçar. Sinto-me bem com estes períodos de alongamento e sinto que são importantes para a minha recuperação do esforço;
- Pelo menos uma vez por semana tento fazer uma sessão de 1h de exercícios de alongamento e flexibilidade. Yoga é óptimo neste aspeto bem como em outros.

 

Este é um tema que vai continuar a merecer a nossa atenção e voltaremos a ele muito em breve.

 

E vocês? Alongam antes e depois das vossas corridas?

 

4 comentários

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    Nuno Malcata

    06.08.14

    Obrigado pelo contributo Vitor, concordo plenamente, mais que toda a informação e todas as duvidas que tanta informação levanta, o importante é nos conhecermos a nós próprios bem e aprendermos o que funciona melhor com cada um de nós.
  • Sem imagem de perfil

    Luis

    06.08.14

    Viva,
    Nunca alongo antes de correr mas faço exercícios de reforço dinâmico para estimular os músculos que vou solicitar assim que começar a correr.
    Nem sempre alongo após um treino intenso ou uma prova e quando o faço é tudo muito suave e de preferência dinâmico.
  • Imagem de perfil

    Nuno Malcata

    06.08.14

    Obrigado pelo teu comentário Luís.
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