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Correr na Cidade

8 dicas para correr a primeira Meia Maratona

19.03.15 | Filipe Gil

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Por Filipe Gil e Tiago Portugal:

 

Este domingo, por ocasião da Meia Maratona de Lisboa, muitos corredores vão-se estrear na distância da Meia Maratona, os tais 21 quilómetros e mais uns metros. Por estes dias devem andar a roer as unhas do nervosísmo, da ansiedade e da incerteza de (tantos) quilómetros a correr sem parar. 

 

Deixamos alguns dicas que achamos essenciais, reunidas pelo nosso ultra corredor Tiago Portugal. Mas antes queremos deixar uma frase de alguém que faz agora exatamente um ano fez a sua primeira Meia. Este é o pequeno testemunho da Natália:

 

"A minha primeira meia maratona foi um marco muito importante, não só para esta odisseia que tem sido o running, assim como uma metáfora para a vida. Era algo que achava impossível de alcançar, que não estava nas minhas possibilidades. Foi uma prova que testou a minha resiliência, a minha capacidade de persistir e não desistir, e com grande espirito de sacrifico. Mas quando acabei, a sensação foi tão boa, tão compensadora. Senti-me orgulhosa de mim mesma, e ai percebi que a nossa cabeça é muito mais importante que as pernas! Como em tudo na vida."

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Já para o Bruno Andrade, correr a primeira prova de 21km foi "foi uma Loucura controlada". Por sua vez, a Carmo Moser partilha que "21km depois, percebi que aquela miúda que nem 500 metros corria 9 meses antes e que sentia que era um perfeito saco de batatas, afinal conseguia muito mais!" E o Nuno Ferreira remata com "correr a minha primeira Meia Maratona foi a prova de que todas as metas se alcançam com muita dedicação e trabalho."

 

E vocês, já pensaram como vai ser? Agora as nossas dicas:

8 dicas para a vossa primeira Meia:

1. Aqueça antes da prova. Com a hora de início a aproximar-se é normal ficarmos mais tensos e rijos. Uma forma de reduzir esta tensão é realizar um aquecimento simples de 5 minutos a correr a um rimo baixo. Isto permite preparar o corpo (sistema cardíaco, circulatório, pulmonar e nervoso, além dos músculos e tendões) para o esforço que se segue, além de diminuir a ansiedade.

 

2.Comece devagar. Começar depressa demais é um dos erros mais frequentes. Os primeiros quilómetros devem ser fáceis, por isso comece mais devagar, tem tempo para acelerar. Corra a segunda metade da prova mais rápido que a primeira.

 

3.Estabeleça os seus objetivos e corra a sua corrida. Não se preocupe se for ultrapassado ou se o seu amigo está a ir muito rápido. O importante é correr à sua velocidade. Siga o seu plano e se conseguir acelere nos últimos quilómetros.  

 

4.Divida a corrida em etapas. Comece por dividir a prova em segmentos, será mais fácil gerir os kms.  Nos primeiros 8 km corra de forma relaxada. Do km 8 ao 16 ajuste a sua velocidade e o esforço, se conseguir acelere só um pouco. Do quilómetro 16 ao 21 tente dar o máximo, é altura de colocar o treino anteriormente feito à prova.


5.Combata o tédio
. Estabeleça pequenos objetivos ao longo de pequenos segmentos – correr 5km num determinado tempo, correr os primeiros 10km sem parar. Ocupe a sua mente, fale com outros corredores, cante, reflita, faça jogos mentais, tudo o que for preciso para se distrair.

6.Hidrate-se. Aproveite os postos de abastecimentos para beber água ou isotónico. Ingerir líquidos em movimento é uma arte, o mais certo é escorrer água para todo o lado menos para a boca. Um dos truques é apertar o copo até parecer um funil ou esvaziar um pouco a garrafa. Não se envergonhe se tiver que parar ou andar para beber. O importante é hidratar-se e continuar a prova.  

7.Roupa confortável. O dia é importante e se calhar até vai parecer na televisão mas evite levar o equipamento novo que comprou na véspera. De preferência não leve material novo para a prova. Vá o mais confortável possível. Escolha adequadamente as sapatilhas e as meias que vai utilizar. A escolha correta evita desconforto e vai ajudá-lo a concretizar os seus objetivos.

8.Divirta-se. Tenha os seus objetivos e esforce-se por os concretizar mas lembre-se que acima de tudo deve tirar prazer da corrida. Desfrute da prova ao máximo e ao cortar a meta célebre efusivamente, abrace os familiares e amigos, tire fotos e coloque-as no Instagram, faça um post no Facebook. Aproveite ao máximo. 

Boa prova!

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