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Correr na Cidade

5 Dicas para correr a Meia Maratona de Lisboa

GOrun2_low_1.     AlimentaçãoNo dia de corrida tem de estar tudo perfeito e a última coisa que um corredor vai querer é ter de parar a sua corrida para ir à casa de banho. Assim, o melhor  a fazer é nos dias anteriores à corrida não experimentar nenhuma comida diferente, ou exótica, e comer aquilo que lhe é habitual.  A aposta é, claramente, na normalidade e na alimentação saudável. Sobretudo na véspera da corrida.Não só na véspera, mas também nos dias anteriores é conveniente hidratar bastante – 2 litros de água diários nos 2 dias anteriores à prova fazem muito para o corpo estar preparado para os 21K. Voltando à véspera da prova, e nessa noite, evitem comer tarde. Larguem o Facebook e/ou o Twitter e deitem-se cedo.2.     PreparaçãoHá que planear o dia da prova. E para não existirem stresses desnecessários na manhã da corrida, o melhor é deixar tudo preparado de véspera. Sobretudo o dorsal já colocado na t-shirt – tentar usar alfinetes de dama com sono pode tornar-se uma experiência “gore”, digna de um filme de vampiros.Preparem tudo o que vão utilizar no dia da corrida de véspera: tshirts, gel energético, calções, ténis, meias, etc.Para tornarem a tarefa de preparação mais divertida, tirem fotos do kit completo e partilhem nas Redes Sociais.  Se na véspera não conseguirem deitar cedo, pela excitação da prova que aí vem, fique a ver vídeos de corrida inspiradores, vão certamente ajudar naquele momento da corrida em que a cabeça começa a fraquejar.3.      AbastecimentoA organização da Meia Maratona já disponibilizou a informação onde estarão localizados os abastecimentos. Existirá água, bebidas isotónicas e bananas. Aconselho a quem já anda nestas coisas da corrida, e especialmente quem vai fazer a Meia Maratona, a evitar a confusão do primeiro abastecimento (aos 5K). A maioria das pessoas consegue correr 40 minutos sem beber água, então, porquê parar na primeira estação de abastecimento?  Nas restantes estações de abastecimentos tenham cuidado com os corredores que travam de repente. Escolham o distribuidor, apontem para ele e façam contacto visual, para ele perceber bem que vocês lhe vão pedir o dito abastecimento. Se correrem aos pares o melhor mesmo é um de vós tirar a água e depois partilhar a garrafa.Duas dicas mais: se vos entregarem copos de plástico não se esquecem de apertar o copo na extremidade para que o líquido não se entorne em cima de si; no caso de garrafas de água, deitem fora um pouco da água antes de a beberem, assim vão evitar molhar-se mais do que o desejado.4.     O que vestir?Ninguém sabe ao certo se vai chover ou não no próximo domingo. Em princípio não estará muito frio, mas à hora que muita gente sai de casa a temperatura será mais fresca do que às 10h30. Podem agasalhar-se mas isso será um entrave ao fim de uns quilómetros de corrida. Há um conselho entre os corredores que aconselha os corredores a equiparem-se como se estivessem mais 10 graus (celsius) do que realmente estão. Não exagere, mas quase, o  bom senso aqui prevalece. Se for com muita roupa, ela irá pesar e fazer calor durante a Meia Maratona. Assim, sugiro que, caso esteja a chover, vistam um saco de plástico grande (daqueles do lixo) e antes da partida deite fora (no caixote do lixo, para não fazerem os outros corredores escorregarem); se não estiver a chover e sentirem frio, vistam aquela t-shirt rota  que odeiam e que ocupa espaço necessário na vossa gaveta. Essa mesmo! Antes da partida, deitem-na fora e corram apenas equipados com aquilo que necessitam.Outra nota, principalmente para os homens, atenção aos mamilos. Quem usar a t-shirt oficial pode vir a ter surpresas uma vez que apesar de muito leves aleijam um pouco. Coloquem vaselina ou pensos nos mamilos, senão vão se lembrar da Maratona por más razões nos dias seguintes à prova, principalmente durante o banho.5.     ObjetivosTenham dois objetivos para a corrida. Um excecional e outro ao  vosso alcance. Assim, se às tantas perceberem que um dos objetivos é impossível de concretizar, têm outro objetivo para lutar e não claudicar na parte final da prova.Contudo, tenham em conta os treinos e os tempos feitos na preparação física. Como é uma prova e um dia especial, a motivação faz o resto, mas não faz tudo. Não vale a pena rebentar com a “máquina”. Há corridas todas as semanas, e daqui a seis meses volta a existir uma Meia Maratona em Lisboa. A saúde está primeiro, os objetivos depois.Divirta-se, partilhe o divertimento com o público – um “high five”  com alguém da assistência é sempre divertido. Ria-se para os fotógrafos que estão ao longo do percurso. Goze e divirta-se. Boa corrida!

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