Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

5 benefícios da natação para corredores

natacao.jpg

Sempre gostei de nadar mas nunca foi o meu desporto “primário”, sempre mais um “complemento”. Só tive aulas de natação em criança e durante um semestre na faculdade. Desde então, as minhas idas à piscina têm sido muito pontuais. Foi com o SwimRun que retomei a natação com mais frequência, mas depois de ver que os troços de SwimRun, a um ritmo tranquilo até se faziam bem, praticamente deixei de ir à piscina e só nadava em treinos e provas de SwimRun. É tonto não nadar mais porque adoro nadar, faz-me sentir bem e a minha massagista também está farta de me dizer para nada mais. Na verdade, todos sabemos que o cross-training traz imensos benefícios e a natação em particular é altamente recomendável para runners.

Para me motivar a mim própria e a ti também a nadar mais, decidi fazer uma lista de 5 benefícios da natação para corredores:

1. A natação pode ajudar a diminuir lesões

Acho que todos nós concordamos que boiar numa piscina quentinha sabe bem. Tirar o peso das pernas, ao flutuar, sabe bem! Ao flutuar, contrariamos a gravidade e tiramos o peso das nossas articulações nos membros inferiores e aliviamos a pressão nos músculos, tendões e ligamentos. É por isso que nadar ajuda a diminuir o risco de lesão inerente a modalidades que envolvam impacto no solo. Se de facto sentires que o corpo se queixa do impacto da estrada, que tal trocar um treino de corrida por semana por uma ida à piscina?

2. A natação pode ajudar a correr mais rapidamente

De acordo com um estudo publicado no European Journal of Applied Physiology and Occupational Physiology, corredores que incluem a natação na sua rotina de treinos num período de 10 semanas, melhoraram o seu tempo de corrida em 3,2km em 13 segundos. Isso é um ganho de performance significativo!

3. A natação pode ajudar no desempenho cardiovascular

A maioria dos estilos de natação exigem reter a respiração ou respiração “staccato”. É por isso que nadar ajuda a melhorar o desempenho cardiovascular uma vez que forçamos o nosso corpo a trabalhar com o oxigénio que tem. De acordo com o Scandinavian Journal of Medicine in Science, com apenas 12 sessões de natação com respiração controlada, já se verificam melhorias na eficácia da respiração na corrida em 6%.

4. A natação pode ajudar a reforçar os músculos das pernas

Dado que a densidade da água é 800% maior que a do ar, a natação é do melhor que há para reforço muscular! Apoios como as pranchas são excelentes ferramentas de focar o treino nas pernas; o constante bater das pernas ajuda a desenvolver gémeos fortes e a reforçar os músculos à volta dos ligamentos.

5. A natação pode ajudar a recuperar melhor e mais rapidamente

Basta olhar para os runners profissionais. Muitos deles recorrem à piscina para recuperar os músculos de esforços maiores ou mais intensos. É cientificamente provado que a recuperação ativa em piscina é mais eficaz que a recuperação passiva, analisando o desempenho dos atletas no dia seguinte a recuperação. Na verdade, bastam umas piscinas tranquilas entre treinos de corrida para o corpo estar sempre “fresco e fofo”!

21028688_yFzVa.jpeg

Bonus! 6. A natação simplesmente sabe bem e é relaxante (pelo menos da forma como eu a pratico)! E mais! Prepara-nos para as provas de SwimRun ;) Este artigo foi inspirado neste artigo da Runners World UK, misturado com a minha experiência pessoal.

Neste momento, estou a nadar apenas duas a três vezes por mês, no Inatel. Quando levamos a nossa pequena à sua aula de natação, aproveitamos e nadamos também. São apenas 30-40 minutos, mas já faz toda a diferença! E haverá algo melhor do que fazer desporto em família? ;) E sabias que a maioria das piscinas tem preços muito acessíveis? Já nadei na piscina de Campo de Ourique, no Supera (Roma) e agora no Inatel (Alvalade) e as senhas para uma hora de utilização livre rondam os 1,50€ - 2,00€!

E tu, qual o teu cross-training preferido? Pessoalmente, pratico yoga e RPM também, pelo menos 1x por semana. Vamos ver se consigo incluir a natação na minha rotina de treinos de forma mais consistente.

Bons treinos!

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.