Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

3ª Corrida Jorge Pina: uma corrida para todos

Jorge Pina Correr na Cidade 2.jpg

Acordar cedo a um domingo com uma miúda de 4 anos sendo que nos deitamos "tarde" na véspera... Porquê? A 3ª Corrida da Associação Jorge Pina! Foi com muita alegria que aceitamos o convite de participar nesta prova que prometeu ser uma "festa" de corrida para todos.

 

A 3ª Corrida da Associação Jorge Pina powered by MultiOpticas & More Results decorreu este fim-de-semana, com partida e chegada no Parque de Jogos 1º de Maio – Fundação Inatel. O evento contemplou várias provas para jovens e uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km. Como a "nossa pequena" era demasiado pequena para se inscrever nas provas dos jovens, decidimos vesti-la "à atleta" à mesma e aproveitar o evento para ela correr uns metros na pista. E adorou! 

Jorge Pina Correr na Cidade 1.jpg

O Xiko, pai da pequena Luísa, participou na corrida dos 10 km (era a vez dele correr...) e eu fiquei a apoiá-lo com a pequena. O Bruno Tibério e o Filipe Gil também participaram. Parece que o Filipe quis colmatar a sua experiência do fim-de-semana anterior na Corrida do Tejo (e conseguiu! Parabéns, Filipe!). Foi uma prova muito gira na perspetiva de quem apoia, pois conseguimos ver o pai na partida e depois, a uns 100m, depois da primeira volta no recinto, e ainda na meta.

 

Enquanto esperávamos que o pai conquistasse 10km pela Avenida da República, decidimos aproveitar a pista livre para fazer uma corrida. Fomos à linha da partida e a simpática equipa de apoio fingiu um "Partida, Largada, Fugida" para mim e a Lu. Depois de correr 100m de mãos dadas em pleno gás, é claro que a pequena estava exausta. No entanto, quando lhe disse que teríamos que voltar à partida para ir buscar a mochila e sugeri que fôssemos pela relva, a pequena abanou a cabeça e insistiu que fizéssemos a volta inteira pela pista. E assim foram, 400m entre andar e correr de mãos dadas e um sorriso na cara, na pista do Parque de Jogos 1º de Maio.

 

Na meta, recebemos um gelado. "E a medalha?" perguntou a pequena. Ao explicar que se tratava de uma corrida solidária, ela compreendeu que não haveria medalha. Na verdade, o evento visou a angariação de fundos para a futura Academia Jorge Pina, cuja função é proporcionar formação desportiva gratuita em diferentes áreas a qualquer criança ou jovem com necessidades de saúde especiais.

Jorge Pina Correr na Cidade 3.jpg

Entretanto, ficamos na zona da meta a espera do pai. Contávamos que ele chegasse por volta dos 55 minutos, pois, tal como eu, o Xiko tem treinado pouco no verão. Mas não. Foi aos 48 minutos que o Xiko passou por nós, a "voar baixinho". Foi um sprint final para fechar uma bela prova cujo prémio foi um abraço da pequenina.

Jorge Pina Correr na Cidade 4.jpeg

Foi um evento muito lindo. De facto, a corrida é uma modalidade para todos. Para todas as idades e para todas as pessoas, tenham ou não necessidades de saúde especiais. Vimos pessoas invisuais a correr, como o próprio Jorge Pina. Vimos atletas em cadeiras de rodas adaptadas e uns jovens com trisomia 21 super sorridentes e entusiasmados com a corrida. Foi realmente inspirador. A corrida é para todos, em grande parte, graças a pessoas como o Jorge Pina. Obrigada, Jorge! 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.