Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

1ª Meia Maratona do Dão - uma fusão entre corrida, gastronomia e cultura

 

É já no dia 21 de Setembro que a cidade de Viseu vai acolher a Primeira Meia Maratona do Dão, batizada de Corrida da Emoção.

 

A Meia Maratona (21,095 km) do Dão é uma prova de atletismo, de cariz competitivo e lúdico, que agrega também uma Mini Maratona (10 km) e uma Caminhada (5 km). O evento integra o grande cartaz da Festa das Vindimas que a cidade de Viseu oferece em 2014. 

 

A Região Demarcada do Dão foi instituída em 1908, situada no centro de Portugal, na província da Beira Alta. Esta região caracteriza-se por um relevo acidentado, com um clima favorável à produção de grandes vinhos, possuindo atualmente cerca de 20 000 hectares de vinha em aproximadamente 376

000 hectares de terra.  Os Vinhos do Dão são hoje uma referência nacional e internacional, orgulhando todos os seus produtores e fazendo desta nobre Região uma das mais promissoras Regiões Demarcadas da Europa na área da produção vinícola. É no seio deste maravilhoso território, que tem como epicentro Viseu, que nasce agora um novo projeto de turismo ativo para proporcionar uma experiência única e inesquecível. 

 

Como a maioria das cidades medievais portuguesas, o centro histórico de Viseu é um labirinto de ruelas, muitas delas ladeadas por antigas casas nobres, que vão dar ao ponto mais alto da cidade, a Praça da Sé. Famosa pela capela-mor gótica, a original catedral do século XIII combina vários estilos arquitectónicos à medida que se foram fazendo acrescentos ao longo dos séculos. Junto à Sé fica o Museu de Grão Vasco, que tem o nome do artista português do século XV que também deu o seu nome a um dos mais conhecidos vinhos da região. O museu alberga muitas das suas obras, incluindo os famosos 14 quadros da vida de Cristo que outrora gracejavam as paredes da Sé.

 

Segundo Paulo Costa, Diretor Executivo da Prova, a Maratona do Dão é um evento a não perder; não só pela prova em si, mas também pela cidade medieval que a acolhe, com uma gastronomia, vinho e cultura muito típicas!

 

O percurso será desvendado brevemente (siga o Facebook da prova), mas as inscrições já se encontram abertas e estão limitadas nesta primeira edição a 5.000 participantes! Estás a espera do quê?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.