Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Dicas para escolher a sapatilha mais correta

FullSizeRender (1).jpg

Uma das formas de nos tornarmos melhores corredores é aumentar a quantidade de tempo a correr ou a qualidade das nossas corridas. Mais fácil dizer do que fazer.

Por vezes ficamos limitados pelo aparecimento de dor ou lesões que nos restringem ou em última instância nos impedem de correr. As 3 causas mais comuns do surgimento de dor ou lesões entre corredores são:

  1. Aumento demasiado da carga e intensidade dos treinos;
  2. Falta ou alongamentos incorretos;
  3. Uso de calçado desadequado.

 

Ao eliminar um dos fatores da equação estamos a diminuir o risco do aparecimento de dor ou lesões, e nesse sentido a escolha acertada de uma sapatilha de corrida de qualidade é essencial.

 

A escolha da sapatilha deve ser um processo individual, pois como já foi referido em diversas ocasiões temos características distintas e não existe nenhuma fórmula mágica. Temos que adaptar as nossas escolhas à nossa individualidade. A sapatilha xpto do nosso amigo poderá não ser a mais correta para nós. Temos também que ter em consideração o uso que queremos dar ao calçado, estrada, trail ou misto, treinos longos ou curtos, rápidos ou lentos. Com o mercado em crescimento as opções para o consumidor aumentam e com isso também alguma confusão na hora de escolher o calçado mais apropriado.

 

4 fatores importantes na hora de escolher o correto calçado

 

1 - Uso pretendido

 

O que pretendemos fazer com as nossas sapatilhas? Os modelos são desenhados e contruídos para diversos tipos de corredores e com diferentes propósitos. Queremos um modelo para estrada ou trilhos? Estamos a treinar 5k de vez em quando ou por outro lado para uma meia-maratona ou mesmo uma maratona. É importante definir o uso que iremos dar às sapatilhas.

 

2 - Biomecânica

 

Este é talvez um dos fatores mais importantes e igualmente um dos mais controversos. Avaliar o nosso tipo de passada e comprar de acordo com essas características. Essa avaliação deverá ser efetuada por alguém externo através da observação ou do uso de equipamento que avalia essa componente. Podemos também meter o telemóvel ou a camara a filmar-nos enquanto corremos para analisar a passada. A nossa biomecânica influenciará na hora de selecionar um modelo com mais ou menos estabilidade.

 
3 - Características do Pé

 

Conhecer as características dos nossos pés, tipo de arco plantar, largura do pé, formas peculiares, existência de calos ou afins, lesões antigas e necessidade de uso de palmilhas próprias são fatores importantes. Um corredor com um arco plantar alto necessitará de um maior nível de suporte do que outro com um pé plano. De igual forma, alguém com um pé largo sentir-se-á mais comodo numa sapatilha mais larga. Se existirem deformidades no pé temos também que as ter em consideração na altura de escolher o modelo mais acertado. Para nos ajudar nesta escolha devemos ter em consideração os modelos que já usámos e a experiência que temos com determinadas sapatilhas. Se, a título de exemplo, um determinado modelo vos causa desconforto ou lesões a nível do pé, deverão eliminar esse modelo de futuras opções de escolha. Por outro lado, se tem a versão 5 ou 6 de determinado modelo e dão-se bem com ele deverão ter esse aspeto em consideração.

 

4 - Ajuste e Conforto

 

É importante experimentar vários modelos diferentes adaptados à vossa biomecânica e características do pé. Avalie os vários atributos de cada sapatilha, comprimento, largura, altura da sola, drop, espaço nos dedos do pé e região do calcanhar. Anda um pouco com eles para avaliar o nível de conforto. Ao experimentar sinta o amortecimento, o peso e a transição da passada. Gostou de todos estes pormenores? Então deverá ser um modelo indicado.

 

Uma última nota sobre uma peça de vestuário por vezes esquecida, as meias. Invista algum tempo e dinheiro de forma a arranjar uma boa meia.

 

Pode ter o sapato mais adequado mas se tiver uma má meia estará a comprometer a sua corrida, o conforto e a experiência.

 

Boas corridas a todos. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.