Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

A Corrida do Tejo 2014: a festa de um ano de provas para a Bo

 

Créditos: Emídio Copeto e Gustavo Figueiredo / retira do facebook da Corrida do Tejo

 

No domingo passado realizou-se a Corrida do Tejo, uma corrida de estrada da Câmara Municipal de Oeiras, que completou este ano a sua 34ª edição. É conhecida como sendo uma das provas mais carismáticas do calendário nacional, caracterizando-se por um “percurso fácil e de enquadramento impar junto à orla marítima de Oeiras”.

 

Esta corrida, na sua edição de 2013, foi a minha primeira prova em Portugal. Antes dessa apenas tinha participado em duas provas de 10km em Utrecht, Holanda, em 2012 enquanto estudava lá. De facto, foi na preparação para a primeira dessas duas provas que o vício da corrida atacou. Na altura desafiei alguns colegas meus a fazermos uma equipa para a prova dos 10km da Maratona de Utrecht. Nenhum de nós corria e foi por não quererem rejeitar o meu desafio que acabamos por inscrever-nos. Foi muito divertido e adorei a sensação de cruzar a meta pelo que no mês seguinte inscrevi-me noutra prova de 10.

 

Uma vez concluídos os estudos e de volta a Portugal onde iria iniciar o percurso profissional, não consegui aliar os treinos aos primeiros meses de “trabalho à serio”. Comecei a trabalhar numa consultora de gestão em Lisboa em Novembro de 2012 e só em Março de 2013 consegui voltar aos treinos com alguma regularidade. Assim, a Corrida do Tejo 2013 foi a minha primeira prova em Portugal e curiosamente fui com um dorsal que tinha conseguido num passatempo do Correr na Cidade.

 

Na altura ainda não conhecia quase ninguém no mundo da corrida e fui sozinha à prova. Adorei o percurso e o espírito mas sofri muito com o calor e as (ligeiras) subidas às quais (ainda) não estava habituada. Em 2013 já tinha a ambição de fazer a prova em 50 minutos mas acabei por cruzar a meta com 52 minutos de prova.

 

Este ano, quando abriram as inscrições para a Corrida do Tejo, não hesitei; queria mesmo voltar a correr na marginal, naquele ambiente espetacular. Iria fazer um ano de provas em Portugal. Yeah! Surgiu a ideia do “Vem superar-te na Corrida do Tejo com o Correr na Cidade e eu, com muito gosto, fiquei responsável por guiar o grupo dos sub60, ou seja, quem quisesse fazer a prova abaixo dos 60 minutos, com o apoio da Crew do Correr na Cidade. Gostei muito desta iniciativa, eu própria, o ano passado, sei que teria tido um desempenho muito melhor caso tivesse ido acompanhada e adoro puxar pelo pessoal (tal como quem costuma correr connosco sabe :p ).

 

Na meta da Corrida do Tejo 2014 com a Patrícia e a Joana. Foto por André Noronha

Assim, no domingo pelas 9h15 encontramo-nos todos, a crew e as pessoas que aceitaram o desafio de superarem-se connosco, no local combinado. Durante a prova fui sempre a puxar pela Patrícia Mar gerindo bem o ritmo e a altimetria. Durante o percurso, deslumbrante numa manhã de Sol, fui encontrando várias caras conhecidas. Adoro durante uma prova ouvir pessoas a gritar o meu nome porque já partilharam momentos de corrida comigo. “Força corredora de Lagos” gritou alguém com quem me tinha cruzado na Meia Maratona de Lagos. É sempre motivador. A Patrícia e eu cruzamos a meta com 57 minutos de prova, abaixo dos 60 que nos tínhamos proposto, mas muito acima do nosso potencial. Foi mais uma prova “back to running” depois das férias do que uma prova para bater PBTs.

 

Em termos de organização, os meus parabéns. Tudo fluído, animado, limpo e pontual. Tudo o que se quer numa prova. Só achei pena não haver nada para comer na meta, uma maçã teria sabido muito bem! Para o ano lá estarei a celebrar dois anos de provas! E tu, também foste? O que achaste?

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.