Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

A corrida como terapia - conheçam William Pullen

IMG_20170605_165734.jpg

Fiquei super entusiasmada quando nos convidaram a conhecer o William Pullen, criador da Terapia de Corrida Dinâmica e autor de “Corra pela sua felicidade”, um livro que associa corrida ao ar livre com mindfulness. Na verdade, recentemente tenho-me interessado mais pelo conceito de corrida mindful. Tanto a corrida como o mindfulness são dois conceitos que fazem parte do meu dia-a-dia e combinar os dois parece-me perfeito!

 

Se estás a ler isto, provavelmente corres, fazes jogging ou caminhadas e já experimentaste a sensação feliz e energizante de quem chega ao final de cada uma destas atividades. William Pullen ensina-nos a canalizar essa incrível energia para lidarmos com as nossas emoções e problemas, enquanto corremos ou caminhamos.

 

Fui falar com o William para perceber um pouco mais sobre quem ele é e como funciona isto da corrida mindful e da Terapia de Corrida Dinâmica.

  

1. Quem é William Pullen? Qual a tua profissão? Quando é que começaste a correr e porquê? E como descobriste Terapia de Corrida Dinâmica?

Sou um psicoterapeuta, tenho 49 e noivo recentemente. Vivo em West London. Estudo psicoterapia há 10 anos. Descobri a Terapia de Corrida Dinâmica sozinho. Estava numa fase mais difícil da minha vida e decidi começar a correr na procura de me sentir melhor. Não era atleta e até fumava. Corria com um amigo meu, todos os dias. Não éramos corredores, éramos mais conversadores que corriam. E senti que a corrida me fazia conversar mais à vontade. Entretanto superei essa fase mais complicada e o bichinho da corrida pegou até que corri a minha primeira maratona, dois anos depois de ter começado a correr, em Paris. Depois de ter sentido o “poder da corrida” no bem-estar mental, decidi aprofundar os conhecimentos e estudei psicoterapia em combinação com corrida.

 

2. O que é a Terapia de Corrida Dinâmica?

A Terapia de Corrida Dinâmica combina psicoterapia com corrida. Eu sou psicoterapeuta e trato os meus pacientes com recurso à corrida. Muitos deles não eram corredores antes de começar com o tratamento. A corrida é sempre relativamente curta (20 a 30 min) e consoante o ritmo do paciente, que tem que conseguir conversar tranquilamente. A Terapia de Corrida Dinâmica pode ser usada para tratar de depressões, ansiedade, raiva e questões relacionais.

 

A Terapia de Corrida Dinâmica também envolve mindfulness porque quando estamos a conscientes do momento conseguimos absorver melhor os benefícios do exercício físico na rua e além disso o mindfulness ajuda-nos a preparar-nos para a sessão de psicoterapia.

 

No livro, a psicoterapia não é feita por mim. Mas contempla exercícios que podem ser realizados sozinhos para sintomas como por exemplo a depressão. O livro aborda o tema da depressão e inclui exercícios práticos e questões que podemos levar connosco nas sessões de corrida. A corrida é uma excelente forma de tratar depressões porque nos traz a sensação de superação e realização que ajudam a vencer uma depressão.

 

O livro e a Terapia de Corrida Dinâmica não se destina só a pessoas com questões de saúde mental. A Terapia de Corrida Dinâmica também pode ser usada para criar laços com os nossos filhos ou familiares, aí chamo a corrida de “empathy running”. E a vertente de mindfulness é benéfica para todos.

 

3. Qual é a parte mais difícil de “mindful running”?

É a parte mindful! Tal como na meditação ou outras formas de mindfulness, é muito desafiante controlar a mente enquanto corremos. Não é fácil correr e viver só aquele momento sem pensar em mais nada.

 

4. É possível praticar mindfulness durante provas de corrida?

Sim, sem dúvida. Controlar a nossa respiração é uma das formas de ser mindful e isso pode ajudar-nos a manter o ritmo pretendido. Ser mindful ajuda-nos a não preocupar-nos com os nossos desempenhos e eventualmente entrar em stress. Mindfulness permite-nos entrar num “flow” e assim correr mais confortavelmente e tranquilamente (e possivelmente mais rápido, mais tempo e melhor).

 

5. Porque é que devo comprar o teu livro?

O livro tem algo interessante para todos. Para quem já corre, o livro pode tornar a corrida mais interessante e pode acrescentar algo especial à corrida. Para quem não corre, pode ajudar a começar a correr. O livro é sobre bem-estar mental e não tanto bem-estar físico. No entanto, bem-estar físico será o resultado de bem-estar mental com recurso à Terapia de Corrida Dinâmica.

 

William Pullen.jpg

Mais sobre o livro:

O livro Corra pela sua Felicidade apresenta uma abordagem nova e radical ao mindfulness, que tem origem no nosso próprio corpo e no seu movimento. Quer estejamos à procura de formas para lidar com a ansiedade, a raiva, a mudança ou a tomada de uma decisão.

 

Corra pela sua Felicidade apresenta planos de exercícios mentais apropriados a cada uma das necessidades (tanto para prática individual, em par ou grupo) inspirados no mindfulness e na Terapia Cognitiva de Comportamento, criados especificamente para serem praticados enquanto corremos ou fazemos caminhadas.

 

O livro foi concebido para poder refletir, faseadamente e a cada passo, sobre a mudança da sua atitude e analisar o seu progresso enquanto corre pelos altos e baixos da vida. Ao proporcionar planos de exercícios mentais práticos com o objetivo de combinar o seu bem-estar físico com o mental, Corra pela sua Felicidade dá a conhecer a Terapia de Corrida Dinâmica como uma abordagem holística para a sua vida, reunindo, em perfeita harmonia, a mente e o corpo, e combinando o poder de ambos para mostrar como podemos atingir o nosso potencial máximo.

 

A experiência

Sim, participei numa sessão de Terapia de Corrida Dinâmica e em breve partilho a minha experiência aqui no blog!

 

Comentar:

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
Inserir emoticons

O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Actividade no Strava

Somos Parceiros



Os nossos treinos têm o apoio:



Logo_Vimeiro

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D