Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

A Caminho da Maratona – 16º semana de preparação: a última crónica

banner-maratona-rectPor Nuno Ferreira:Agora que faltam menos de 24 horas para o grande momento, confesso que já começo a sentir um certo nervosismo. Foram quatro meses de treinos intensivos sob condições muito difíceis, muito calor, muito sacrifício familiar, muito esforço físico, mas o plano de treinos está finalmente concluído. Bem, na realidade, cumpri apenas dois terços do que estava estipulado no plano, mas os treinos que fiz foram de qualidade. Sinto-me preparado e estou consciente de que se não conseguir completar os 42.195 km nas 3h30 estipuladas, vou aproveitar a experiência ao máximo e aprender com os erros. Não é todos os dias que se corre uma Maratona pela primeira vez!

Processed with VSCOcam with s3 presetTudo pronto para domingo!

A minha principal preocupação é se o joelho direito decide dar sinal durante a prova e deitar tudo por terra. Até ao momento, tem-se portado muito bem, mas o verdadeiro teste será no domingo. Fiquei preocupado quando vi durante o treino de quarta-feira, um colega meu que irá correr a Meia Maratona, desistir com dores no seu joelho direito, exatamente no mesmo local onde me lesionei no ano passado.Outra preocupação é a ingestão do gel. Por mais que tente, não consigo ingerir o gel em movimento e tenho de parar, perdendo assim alguns segundos. Mas logo se vê como irei  lidar com essa situação.Não posso deixar de agradecer a todos aqueles que fizeram com que esta viagem inesquecível fosse possível. Um obrigado muito especial a todos aqueles que treinaram comigo, aos meus amigos que se preocuparam, que estiveram presentes com palavras de apoio, que me motivaram quando estive quase a desistir e a todos aqueles que me deram força. Obrigado também a todos os que leram as minhas crónicas e que deixaram palavras de incentivo. Espero ter motivado muitas pessoas para correr.E é claro que tenho de agradecer de forma ainda mais especial a quem acompanhou de perto esta caminhada. Obrigado Filipe Gil por todo o apoio, interesse e por teres aceite a minha ideia louca de escrever as crónicas e de as colocares no Correr na Cidade. Espero que esta não seja a última vez que contribuo para o teu blog e que partilhamos experiências. Obrigado ao meu amigo e campeão Luís Mota pelo acompanhamento, inspiração, pelas dicas e por me ter feito um excelente plano de treino. Obrigado à minha família por ter compreendido que eu precisava de passar por esta experiência e de me levar ao limite para crescer ainda mais como ser humano. Obrigado ao amor da minha vida por estar sempre ao meu lado, pela força que me tem dado ao longo dos anos e por ter tanta paciência para me aturar. Amo-te! E não podia faltar a minha filhota que com os seus quatro anos (quase cinco), sabe que correr é muito importante para o pai e que tenta competir comigo sempre que ela anda de bicicleta e eu corro ao seu lado. Ganha-me sempre!A todos aqueles que participarão na Mini Maratona, Meia Maratona, Maratona e claro, para todos aqueles que irão participar em outras provas em todo o país ao longo do fim de semana, que tudo corra bem e que consigam alcançar as vossas metas.Mas passemos ao relato da última semana de treinos. É incrível! Já passaram 16 semanas desde que tudo começou!Semana 16 / Treino 1 (quarta, 2 de outubro)Treino de 45’ com os Scalabis Night RunnersTreino noturno com os Scalabis Night Runners pelas ruas da cidade de Santarém, com partida habitual às 21h30 junto aos portões das Portas do Sol.

2Treino noturno pelas ruas de Santarém.

Uma vez que, esta semana quero apenas fazer treinos leves e mais curtos que o habitual, optei por fazer apenas cerca de 8 km (40/45 minutos) a um ritmo muito confortável. Os últimos 10 minutos foram feitos na companhia do grande Luís Ferreira que também irá correr a maratona e que tem sido uma verdadeira inspiração.Sexta-feira de manhã, farei apenas 25 minutos a rolar com a companhia da minha mulher que se está a iniciar no mundo da corrida e devo fazer uma caminhada no sábado à tarde com cinco ou dez minutos a rolar apenas para que as pernas se lembrem que têm de correr a sério no dia seguinte.O peso já esteve nos 83 kg no início desta semana, mas está a subir novamente por estar a treinar menos e a comer mais hidratos de carbono.Distância: 8.43 kmTempo: 00:46:47Piso: EstradaCalorias queimadas: 779Avg Pace: 05:33 min/kmBest Pace: 02:19 min/kmAvg Speed: 10.8 km/hMax Speed: 25.9 km/hPeso: 84,3 kgSapatos: Adidas Adizero F50 Runner 3http://connect.garmin.com/activity/385079831Semana 16 / Quinta, 3 de outubroVisita à SportexpoComo não podia deixar de ser, visitei a SPORTEXPO na Sala Tejo do MEO Arena, anteriormente conhecido como Pavilhão Atlântico, não só para ir buscar a t-shirt e o dorsal, mas para ver também algumas caras conhecidas e as ofertas dos vários patrocinadores.

Processed with VSCOcam with s3 presetChegada ao Parque das Nações.

Processed with VSCOcam with s3 presetEntrada da Sportexpo.

Para ser sincero, pensava que a feira seria superior à dos outros anos, principalmente por ter a chancela da Rock’n’Roll Series. Na realidade, achei o espaço demasiado pobre e sem interesse. Estava tudo muito bem organizado ao nível da distribuição dos dorsais e das t-shirts, mas estava à espera de mais ofertas, principalmente para os corredores da maratona que gastaram cerca de €35 na inscrição. Não me parece muito correto que a única diferença entre o que os corredores da Maratona, Meia Maratona e Mini Maratona recebem, seja a qualidade da t-shirt oferecida. Já que têm o apoio de marcas de água, bebidas isotónicas e de suplementos, bem que podiam ter oferecido uma ou duas garrafas e algumas barras energéticas ou até mesmo um gel. Mais uma vez, as marcas não sabem aproveitar uma oportunidade para dar a conhecer o seu produto. Mas para além da t-shirt e do dorsal, ganhei muitos papéis com publicidade sem interesse. Ah, e após alguma insistência, a CP ofereceu um cartão com uma viagem gratuita para Cascais no dia da Maratona.Por sua vez, a Powerade, fez-se representar por duas pessoas que não me souberam informar sobre os locais dos postos de abastecimento durante o percurso com bebidas da marca e estavam lá apenas para recolher contactos das pessoas para publicidade. É claro que eu estava bem informado sobre os abastecimentos da prova, mas queria ver até que ponto as marcas estão lá para realmente representar o que vendem ou se é apenas para marcar lugar.Aqui ficam alguma imagens da feira:Processed with VSCOcam with s3 preset Processed with VSCOcam with s3 preset Processed with VSCOcam with s3 preset Processed with VSCOcam with s3 presetSemana 16 / Treino 2 (sexta, 4 de outubro)Treino de 25’ - O último treinoÚltimo treino antes da maratona feito perto da hora de almoço. 5 km feitos ao ritmo que quero correr durante a prova e senti-me sempre muito bem. Podia continuar por mais umas horas, mas sabia que tinha de parar para manter as pernas "frescas" e para não gastar energia.

Processed with VSCOcam with s3 presetÚltimo treino antes da prova. A sentir-me muito bem e confidante.

Ao contrário dos últimos dias, o sol voltou a marcar presença e as temperaturas subiram muito rapidamente. E ainda bem que assim foi para me mentalizar de que irá estar calor no domingo.Processed with VSCOcam with s3 preset A melhor parte foi sem dúvida a companhia da minha mulher que se está a iniciar no mundo da corrida. Dá gosto ver a sua evolução e imaginar que há 2 anos e meio atrás, eu também estava a dar os primeiros passos neste vício tão saudável. Foi quase como um déjà vu e agora vejo o que sofri nos treinos iniciais. Anseio por acompanhá-la na sua primeira prova e é tão bom saber que no domingo, ela e a minha filha vão estar à minha espera junto à meta.

Processed with VSCOcam with c3 presetO fim do ultimo treino. Sem ela, tudo isto não seria possível.

O peso estabilizou nos 84kg, 2kg acima do planeado, mas é melhor que nada. Tudo indica que até venha a ganhar mais uns gramas por causa dos hidratos de carbono que estou a ingerir nestes dias que antecedem a prova.No sábado, farei apenas uma caminhada para relaxar. Domingo, será o tudo por tudo e a confirmação de que todo os esforço e sacrifício valeu a pena. Estou pronto!Distância: 5.02 kmTempo: 00:25:34Piso: EstradaCalorias queimadas: 562Avg Pace: 05:05 min/kmBest Pace: 03:44 min/kmAvg Speed: 11.8 km/hMax Speed: 16.1 km/hPeso: 84,9 kgSapatos: Adidas Adizero F50 Runner 3http://connect.garmin.com/activity/385611292 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.