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Correr na Cidade

Correr faz bem… à amizade

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Por: Filipe Gil

 

Já todos nós sabemos de cor e salteado que correr faz bem. Ficamos mais magros, respiramos melhor, ficamos mais tonificados, mais saudáveis - isto enquanto não nos metemos naquelas aventuras de 50 quilómetros ou mais.

 

Mas uma das coisas que poucos falam é como correr faz bem à amizade. Aliás, faz mesmo muito bem. Fiz bons amigos na corrida – também arranjei uns ódios de estimação, mas isso tem a ver com a minha natureza intempestiva.
Dizem, quem acredita nas coisas de zodíaco que nós carneiros somos assim. Por isso, deal with it!

 

Mas voltando ao que interessa, correr faz mesmo bem à amizade. E no passado domingo tive, mais uma vez, a prova disso. Fomos 4 correr para Sintra. E eu, que ainda ando em recuperação da perna partida tive a atenção dos outros três para que nada falhasse. Esperaram por mim, com muita paciência, nas descidas – onde o meu medo que algo corra mal é muito grande.

 

Incentivaram-me, deram-me força. Cuidaram de mim, sem nunca serem paternalistas. Como se diz em inglês: “priceless”. Foi quase um treino à medida, com três alfaiates que me vestiram com os melhores trilhos de Sintra na minha condição. Quem sabe, e faz disto da corrida, um hobby, sabe que a correr dizem-se coisas tão parvas como sérias. Tão apropriadas como disparatadas. E essa partilha fomenta a amizade.

 

Podemos até cometer o erro de passar um par de horas a correr ao lado de quem não nos identificamos – nas provas não conta – mas garanto-vos que não repetimos isso muitas vezes. Correr, treinar, sofrer durante um par de horas e com prazer, só ao lado de amigos.

 

E no fundo, a corrida é só um pretexto. Podia ser a andar de bicicleta, a surfar, a andar de skate ou numa partida de futebol ou padel. O segredo é mesmo juntar o exercício físico e partilhar a experiência com os amigos.

 

E vim de Sintra como novo.

ULTRA MARATONA ATLÂNTICA MELIDES - TRÓIA 2018

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Sabemos que gostas de te superar e temos o desafio perfeito para ti.

No dia 1 de julho de 2018 irá decorrer a Ultra Maratona Atlântica Melides-Tróia, uma prova organizada pela Câmara Municipal de Grândola nas praias do Concelho. Decorrerá num percurso com uma extensão de 43 km, todos eles percorridos em areia, com início na Praia de Melides e final na Praia do Bico das Lulas, em Tróia.

 

A Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia, será disputada individualmente e por Equipas em representação de Instituições, pontuando para efeitos de classificação da Equipa, os 3 melhores atletas que concluam a Prova antes das 17h00.

 

Esta prova tem algumas características únicas, o facto de ser toda percorrida em areia, decorrer no verão e ter só dois abastecimentos de 1l de água aos km 14,5 na Praia do Pinheiro de Cruz e ao km 28,5 na Praia da Comporta, cabendo a cada atleta transportar todo o restante abastecimento que achar necessário para finalizar a prova.

 

Correr 43 quilómetros na areia no calor do verão em regime de auto-suficiência fazem desta corrida uma prova única e um enorme desafio.

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As inscrições estão disponíveis até ao final do dia 25 junho de 2018 com os seguintes custos: 

    • De       1 Janeiro a 31 Maio 2018: 30 € 
    • De       1 a 25 Junho 2018: 40 €

Em alternativa e com um percurso mais curto decorrerá a 5ª Corrida Atlântica Comporta - Tróia que terá um percurso de 15 km, todos eles percorridos em areia como a prova de 43 km. A prova terá partida às 9 horas, na Praia da Comporta e meta na Praia do Bico das Lulas, em Tróia.

 

Preparados?

Preview: Saucony Triumph ISO 4

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Chega a hora de mais uma preview! Voltamos a ser brindados com a presença de uns Saucony Triumph ISO, desta feita na sua versão 4! Para mim as cores usadas neste modelo, Navi/Denim/Cooper, conferem um excelente aspecto visual.

 

Na primeira vez que as calcei, fiquei surpreendido pelo facto de existir bastante volume/acolchoamento na parte traseira da protecção do calcanhar. De igual modo a sua palmilha também é bastante acolchoada que deverá permitir um bom acomodamento do pé com o inevitalvel inchar no decorrer dos quilómetros. 

 

Outro aspecto positivo que destaco é o facto de a sua forma não ser afunilada para quem gosta mais de ter espaço na parte frontal do pé e mexer bem os dedos.

 

Quanto aos detalhes mais técnicos, a sapatilha é descrita como sendo indicada para uma passada neutra e para quem tenha um arco do pé de normal a mais acentuado. Volta a fazer uso da sua tecnologia ISOFIT redesenhada nesta versão para incluir mais elasticidade. Em relação ao seu anterior modelo, a sua sola intermédia desta vez acompanha toda a extensão da sapatilha, com a sua tecnologia EVERUN, ao passo que a versão anterior era apenas na zona de ataque ao solo. 

Na zona do calcanhar tem uma altura de 28mm e no antepé 20mm resultando num drop de 8mm. No entanto o peso, tendo em conta o que uso habitualmente, já é algo consideravel, 342g no número 43. Não deixa de estar na mesma gama de valores das suas concorrentes para a mesma gamma de quilómetros a que se destinam.

 

Fim de conversas chatas! Estas meninas vão andar comigo nos próximos "Happy Mondays" e outras rotinas minhas. Deixo-vos mais imagens e marcamos novo encontro daqui as mais uns KM para a review final!

Saucony Triumph ISO 4

 

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Correr com uma perna às costas

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Vou ser sincero, não é bem às costas. Mas sim na cabeça. Passo a explicar mais à frente. Tudo isto para vos contar como tem sido o lento caminho que tenho percorrido desde que voltei a correr – as razões estão aqui.

 

A convite do Rui Pinto fiz a Corrida dos Campeões no passado dia 13 de janeiro. E fiz a minha primeira prova desde que sou corredor 2.0 – com titânio enfiado no fémur – em que fiz subidas. E foram logo três.

 

Claro que a performance é de envergonhar as pedras da calçada. Atrás de mim talvez mais 10 corredores todos com aquele ar que começaram a correr na véspera – lembram-se como foi? E eu ali a marcar passo, a pensar em desistir, a tentar usufruir a prova, a sentir-me culpado por atrasar o Rui que aquela hora já podia estar a acabar o seu duche em casa.

 

Estava com medo de me lesionar na perna, estava com medo de ouvir um “crack” algures. Tretas. Aquilo está mais consolidado. E o medo estava todo na cabeça. Fiz a prova com a perna na cabeça. Medo das subidas, medo das descidas, só nas retas descansava…a cabeça. Mesmo assim, apesar de ter ido a passo caracol, de ver as “tribos” da corrida a passaram a alta velocidade: os azuis, os amarelos, os cor de laranja, todos eles caras bem conhecidas do mundo da corrida, suei um pouco. A sério, acreditem.

 

Mas apesar de ter ficado classificado num lugar que nunca irei dizer nem ao meu melhor amigo (é favor não ir ao site da prova e ver a classificação), houve coisas muito boas. É que uma semana depois da prova, sem fazer grande exercício, meti-me a correr subidas, e não é que correu bem. Mesmo muito bem. Senti-me fresco e fofo e estava ali para as curvas. Dei uma “surra de coxo” a um amigo das corridas que não vou dizer o nome. E senti-me que estou pronto para correr com as duas pernas no sítio delas. Será que é desta?

 

Não faças isto se forres correr ao frio

Frio, chuva, vento, escuro. É difícil, arranjar vontade e motivação para calçar as sapatilhas e sair correr, contudo manter a regularidade no inverno cria uma boa base de treino para quando o sol começar raiar outra vez e os dias começarem a ficar maiores, para além de que, treinar com o ar mais fresco fortalece o nosso sistema imunitário. Se ainda não conseguimos captar a tua atenção, vamos tentar mais uma vez e desta vez vamos com tudo, aqui vai: Há luz da ciência na luta contra o frio o nosso corpo aumenta a frequência cardíaca e o promove um treino mais eficiente e uma maior queima de gordura, o que é excelente, especialmente após teres enfardo à grande no Natal. 
 

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Contudo não queremos que faças disparates e por isso deixamos-te três acções que não, repetimos NÃO deves fazer nas tuas corridas com o tempo frio:
 
 
Não fazer um bom aquecimento.
Com o tempo frio o nosso corpo está mais exposto a sofrer lesões, uma vez que as temperaturas baixas promovem um maior stress muscular, daí ser importante efectuar um aquecimento adequado antes de atingir a velocidade normal de treino, comece por uma caminhada ou um trote ligeiro por volta de uns 10 minutos. O seu corpo irá agradecer.
 
Arrefecer à bruta após o treino.
Com a corrida a temperatura do nosso corpo aumenta, logo não é conveniente que ao terminarmos o treino fiquemos desprotegidos, é conveniente que corramos para a banheira e tomemos um banho quente ou vestirmos roupa quente para voltarmos à nossa temperatura corporal normal, limitando a oscilações térmicas.
 
Não hidratar.
É sabido que no Inverno sentimos menos sede e é normal que bebamos menos água, contudo não nos devemos esquecer de a beber, logo é importante andar como uma garrafa sempre à mão.
 
 
Boas corridas (frescas).

Este ano é que é? Guia mensal para te ajudar a ser mais fit em 2018

“Este ano vou ser mais saudável e fazer mais desporto”

 

Onde é que já ouviste isto? Pois!

 

Talvez porque é uma das resoluções de ano novo mais usais, e todos sabemos onde que é isso vai dar:

Vais-te enfiar na loja de desporto mais perto de ti, vais comprar o material todo e mais algum, que conseguires encontrar, sapatilhas, toalhinhas, t-shirts, etc, vais-te inscrever no ginásio e começas a ir a todas aulas de grupo e voltar a correr junto ao rio e beber sumos Detox e o resultado disto?

Lá para Fevereiro já estás cansado e farto e voltas à mesma vida que tinhas e só te vais lembrar de fazer desporto novamente lá para Maio e não é pela tua saúde, é pela barriguinha e pelos dias de Verão que estão quase ai à porta nessa altura.

Por estas razões e mais algumas, deixamos aqui um atitude, só uma, que deves ter em cada mês do ano, para não te desmotivares e manteres a vida ativa ao longo de 2018.

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