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Benefícios dos Sumos e Smoothies de Vegetais

por Correr na Cidade, em 24.08.16

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Os sumos e smothies de vegetais estão na moda e vieram para ficar. E ainda bem! Versáteis pela possibilidade de inúmeras combinações de ingredientes, são uma excelente solução para quem tem falta de tempo e quer manter-se saudável. Com efeito, para além de constituírem uma forma mais rápida e fácil de comer vegetais na rotina louca do dia-a-dia, trazem inúmeros e indiscutíveis benefícios para a saúde. Aqui ficam alguns.

  

  1. São verdadeiros cocktails de vitaminas: os sumos e smoothies de vegetais são verdadeiros cocktails de vitaminas, minerais, antioxidantes, enzimas e fibras. Se quiser aumentar o seu valor nutricional ainda pode acrescentar umas sementes (por exemplo, sementes de chia).

 

  1. São a melhor forma de consumir vegetais frescos diariamente para uma alimentação saudável, pois aproveitam as vitaminas e minerais que neles existem que se perdem durante a cozedura.

 

  1. Possuem uma grande capacidade nutricional, para além de que os alimentos “desfeitos” são fáceis de digerir e mais facilmente absorvidos pelo organismo, sendo uma excelente alternativa para facilitar o consumo ótimo dos nutrientes de forma eficiente. Para além disso, ajudam também melhorar o processo de assimilação pelo organismo de outras substâncias, incluindo proteínas e gorduras.

 

  1. São uma excelente opção para variar vegetais. Por vezes estamos limitados ao consumo dos mesmos vegetais e quanto mais variada for a dieta melhor, pois obtemos variados nutrientes de diferentes alimentos.

 

  1. Podem ser consumidos por qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, incluindo crianças e bebés a partir dos seis meses (tendo atenção à quantidade de vegetais que se utilizam).

 

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  1. Ajudam a equilibrar o organismo, purificando-o. A ingestão de vegetais ajuda a melhorar o apetite, estimula a função das glândulas salivares, estômago e pâncreas, favorecendo a produção de bílis e melhorando os processos de excreção biliar. Por isso, ajuda a normalizar a microflora intestinal, evitando as substâncias tóxicas do próprio organismo que vêm do intestino, contribuindo para a manutenção e preservação do equilíbrio bioquímico do corpo. Além disso, os sumos de vegetais são um excelente meio de limpeza do corpo de toxinas acumuladas.

 

  1. Não contêm frutose, ou muito pouca, o que acontece nos sumos de fruta. A frutose é metabolizada de forma rápida pelo organismo, libertando glicose rapidamente na corrente sanguínea, além de muitas vezes contribuir para o armazenamento de gordura, sobretudo na região abdominal.

 

  1. São fáceis de preparar, bastam apenas 5 minutos para se fazerem 2 copos de batidos verdes.

 

  1. São ótimos para uma pele saudável e pura, já que ajudam o organismo a eliminar as impurezas ao mesmo tempo que o enriquecem com substâncias úteis, oligoelementos essenciais, minerais e vitaminas, fornecendo energia e melhorando a aparência.

 

  1. Ajudam no processo de emagrecimento, devido às suas propriedades antioxidantes, que ajudam a eliminar os radicais livres do organismo, bem como ao seu efeito depurativo e diurético.

 

Tenham atenção que os sumos e os smoothies não devem ser substitutos das refeições principais (pelo menos durante um período prolongado no tempo), pois não possuem quase nenhumas proteínas e gorduras essenciais, devendo ser ingeridos nos intervalos ou como acompanhamento. Podem, eventualmente, fazer uma dieta detox durante uns dias à base dos mesmos caso tenham algum acontecimento importante a aproximar-se e quiserem estar fabulosos, ao ponto de serem perseguidos como se fossem importantes celebridades pelos fotógrafos de eventos no Porto, em Lisboa ou onde quer que o evento decorra!

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Disidrose: O que é isso?

por Liliana Moreira, em 22.08.16

O meu post não é propriamente sobre corrida, mas sobre algo que me afectou pessoalmente e que em conversa com outros atletas percebi que é mais comum do que imaginava...

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Reparei no final de Maio, quando efectuei uma transição profissional relevante e fiz a minha primeira ultra maratona, depois de um treino de trilhos em Monsanto, que estava a desenvolver uma erupção cutânea em forma de pequenas bolhas de água no peito do pé esquerdo. A coisa não passava de uma manchinha avermelhada com pouco mais de 1 cm de diâmetro e convenci-me que tinha sido alguma coisa que tinha entrado para dentro da sapatilha e picado. Não lhe prestei muita atenção mas era persistente a sensação de comichão. Quando me consciencializei que já tinha passado demasiado tempo para que tivesse sido apenas uma situação isolada reparei que a pequena mancha rugosa e avermelhada já tinha aumentado significativamente e sempre que coçava o pé as bolhas facilmente rebentavam e o eczema tornava-se cada vez mais forte. Era constante a sensação de comichão tanto com os sapatos do trabalho como com as sapatilhas de trail, sendo por isso bastante desconfortável.

 

O caso tornou-se mais alarmante quando me apercebo de novas formações cutâneas junto aos dedos dos pés. Seria algum fungo que tivesse apanhado na natação? Seria contagioso? Que cuidados deveria de ter? Naquele momento apenas aplicava localmente Halibut para ajudar a secar as pequenas bolhas e mantinha uma toalha turca que usava especificamente para secar os pés depois do banho.

 

Falando com outras pessoas que tanto correm regularmente como praticam natação apercebi-me que haviam mais relatos dos mesmos sintomas, não sendo por isso um caso isolado! Pelo que identifiquei na sua maioria tratavam estes sintomas como se fosse uma micose (infecção causada por fungos) com a aplicação de cremes específicos para esse cenário. Nuns casos houveram melhorias, noutros nem por isso. A verdade é que pelos meus sintomas não encontrava grande semelhança ao vulgarmente conhecido “pé de atleta” e então resolvi investigar um pouco mais antes de marcar uma consulta no dermatologista.

 

Obviamente que qualquer pesquisa ao Dr. Google sobre temas de saúde tem de ser feita com algum distanciamento emocional porque encontra-se de tudo, e um diagnostico de um especialista dermatológico é importante e insubstituível. Mas com alguma pesquisa julgo ter encontrado a minha resposta: Disidrose.

 

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O que é?

A disidrose, também conhecida como eczema (dermatite), é uma doença ainda desconhecida que se caracteriza por erupções de bolhas (vesículas) nas mãos e pés, resultantes, provavelmente, da retenção de suor entre as células da epiderme.

A palavra disidrose (dis=defeito e hidrose=produção de água ou suor) foi usada pela primeira vez em 1873, porque na época acreditava-se que a doença era causada por distúrbios sudoríparos. Actualmente a disidrose é considerada uma reacção eczematizada e inicia-se com prurido (comichão) e assume características peculiares por atingir mãos e pés, onde a pele tem características especiais, sendo mais espessa. O prurido pode ser tão intenso, que o acto de coçar rompe as bolhas que eliminam um fluído transparente. O líquido presente nas lesões resulta de um processo inflamatório.

 

Causas

Não se sabe exactamente o factor que leva ao desenvolvimento da disidrose, entanto, acredita-se que esteja correlacionado com o stress, suor excessivo, contato constante com ambientes húmidos e, em alguns casos, gravidez devido às alterações hormonais que afetam a pele . Utilizar meias e sapatos apertados no verão, por exemplo, pode ser uma das causas de disidrose nos pés. Já nas mãos pode ser algo decorrente do contato com substâncias químicas, como detergente, sabão ou luvas de borracha.

A causa especifica é desconhecida, sendo em alguns casos sazonal (apenas em algumas épocas do ano). A disidrose não é contagiosa.

 

Sintomas

As manifestações clínicas ocorrem em surtos que se repetem e duram de uma a duas semanas. O sintoma mais comum associado à disidrose é o prurido (comichão) em que o coçar faz rebentar as bolhinhas e podem surgir crostas.

As vesículas causadas pela disidrose são bolhas muito pequenas e surgem mais frequentemente nos lados dos dedos e palmas das mãos, as solas dos pés também podem ser afectadas, do calcanhar para o dedo do pé.

Geralmente, as bolhas são pequenas e ocorrem em grupos, mas em casos graves as pequenas bolhas podem se juntar para formar bolhas maiores.

Após cerca de três semanas, quando as bolhas secam a pele subjacente pode ser vermelha e estar dorida.

Esta reacção da pele também pode afectar a matriz das unhas que torna-se disforme. A deformação da unha passa quando a disidrose cura.

A disidrose tende a repetir-se com bastante regularidade durante alguns meses ou anos. É importante que seja consultado um médico especialista para confirmar que as vesículas não possuem origem fúngica.

 

Tratamento

Na maioria das vezes a disidrose tem resolução espontânea e não requer qualquer tratamento. No entanto como medida generalizada, dependendo da gravidade dos sinais e sintomas, as opções de tratamento incluem:

 

  • Cortisona. Os medicamentos sob a forma de creme e pomada de cortisona podem tornar mais rápido o processo de cicatrização das bolhas. Mas atenção os efeitos colaterais da cortisona podem ser graves quando usados por um longo período de tempo;
  • Uréia. Na farmácia você pode comprar cremes à base de uréia que tem um efeito esfoliante e hidratante na pele;
  • Vitaminas. As vitamina A e E podem promover a saúde da pele, particularmente em casos de desnutrição;
  • Óleo de coco extra virgem.  Extraído  o interior de um coco maduro o óleo de coco tem múltiplas aplicações. Desde a nível culinário como substituto benéfico dos óleos alimentares, sobretudo do azeite que perde as suas propriedades benéficas quando exposto a altas temperaturas,  até ao nível da estética, como o cuidado da pele e cabelo. Nos sintomas de disidrose é necessário aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco sobre as palmas das mãos, esfregar sobre as áreas afectadas e cobrir com luvas ou meias de algodão para potenciar os efeitos de hidratação nas zonas afectadas;
  • Sal de Epsom. O sal de Epsom é um mineral natural que ajuda na remoção de ácidos indesejáveis da pele, sendo por isso amplamente utilizado por atletas em fases de recuperação. Para ajudar no eczema disidrótico pode-se colocar algumas colheres deste sal em uma bacia de água morna até que se dissolva completamente e colocar as mãos ou pés na água por 10-15 minutos. Também pode ser aplicado num banho de imersão através da adição de cerca de 450 gramas em uma banheira de água morna.Isto ajuda a reduzir o inchaço e vermelhidão causada por lesões cutâneas e amacia as borbulhas permitindo a sua drenagem.

 

 

Cuidados que evitam a disidrose:

  • Evitar humidade e calor nas áreas afectadas
  • Usar meias de algodão e sapatos com sola de couro;
  • Não usar sapatilhas ou outro calçado feito de materiais sintéticos;
  • Retirar os sapatos e as meias frequentemente de modo a que o suor evapore;
  • Usar luvas de vinil forrado com algodão para evitar o contacto com substâncias que possam irritar as áreas como a água, sabão, detergente;
  • Lavar o interior das luvas após o uso;
  • Substituir frequentemente as luvas;
  • Remover anéis antes de fazer o trabalho doméstico ou de lavar as mãos;
  • Usar sabão neutro;

 

Encontro neste resumo daquilo que pesquisei não só todos os sintomas como muitos pontos comuns que potenciam este cenário, tal como o stress ou o tipo de calçado a que fui exposta relativamente ao novo projecto profissional.

 

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Neste momento já não tenho quaisquer sintomas de disidrose. Como?

Com umas boas férias de havaianas nos pés e uns bons banhos de água de mar! :)

 

 

Cuidem-se e em caso de sintomas persistentes consultem o vosso médico!

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Strong Runners are... Sexy Runners

por João Gonçalves, em 19.08.16

É comum os atletas amadores como nós se preocuparem apenas com quantos quilómetros fazem por treino, ou por semana, ou mês, como se isso fosse a coisa mais importante de um corredor, fazer mais e mais quilómetros, quando o importante é fazer quilómetros mas bem feitos.

 

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Mas quase todos nos esquecermos que quando corremos o nosso corpo absorve em média o dobro do seu peso a cada passada e isso faz com que as nossas articulações sejam massacradas muito, para não falar que do lastro que alguns de nós levamos a mais... Pois nem todos temos aquele corpinho seco e definido, transportamos connosco uns quilos a mais que ajudam a aumentar a dose.

 

Há muito que caiu por terra que os atletas corredores não deviam fazer treino de força ou trabalho complementar de ginásio ou treino funcional com o peso do corpo. Para levarmos o nosso corpo para a frente e para cima a cada ciclo de passada durante vários quilómetros precisamos de duas coisas, força e resistência e isso consegue-se mais facilmente incluindo treino de fortalecimento muscular na rotina semanal de treino. Há muito que ir para o ginásio é apenas para quem quer ficar "grande", ir para o ginásio é para quem ficar forte seja para que modalidade for. Hoje é dia muito popular a prática de Crossfit para fortalecimento muscular ou bodyweight training apenas recorrendo ao peso do corpo e movimentos funcionais.

 

O importante é ter em mente que o fortalecimento muscular contribui para a melhor performance na corrida, como eleva o potencial de perda de massa gorda e ganho de massa magra, levando a uma maior definição corporal e acima de tudo previne e muito o aparecimento de lesões.

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Training Mask - Verdade ou Mito?

por João Gonçalves, em 17.08.16

Para escrever sobre a Training Mask, nada melhor do responder às questões que foram sido feitas ao longo deste tempo de utilização

 

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O que é a Training Mask?

 

Segundo a marca é uma mascara que simula o treino em altitude... Pois mais ou menos, sim a Training Mask é um produto que simula o treino em altitude, mas apenas na vertente de redução do débito de oxigénio que os nossos pulmões recebem a cada inalação, outros factores como pressão atmosférica, etc, não são metidos na equação.

 

Mas reduz o oxigénio como?

 

Quanto mais em elevados estamos face ao nível do mar, mais difícil de torna respirar pois a quantidade de oxigénio é menor a cada inalação e a máscara simula, exatamente isto, através de um sistema de válvula reguláveis é possível simular a redução de oxigénio indo dos 3.000ft cerca de 900m ate altitude até aos 18.000ft, cerca de 5.500m de altitude, ou seja quanto mais forte mais difícil de torna respirar.

 

A Training Mask é confortável?

 

Sim os materiais, utilizados são de grande qualidade, quando colocada adapta-se facilmente ao rosto sem desconforto algum.

 

 

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 Mas é seguro?

 

Sendo este um produto diferente se pesquisarem pela internet vão encontrar dezenas de estudos que demonstram que o produto, não funciona e pode efectivamente trazer efeitos adversos e também vão encontrar outros tantos a dizer exatamente o contrário, eu acho que para esta questão a resposta está no meio.

Imaginem que não tem qualquer experiência com treino em altitude e vos colocam no topo do Evereste e fazem 100 Burpees, possivelmente a coisa não vai correr bem, aqui passa-se o mesmo e a solução é adaptação e moderação. A mascar inclusivé tem um video criado para as primeiras experiencias com a Training Mask.

Adaptação para começar devagar e à medida que se vão sentindo melhor vão aumentando de nível e moderação, para saber quando parar ou abrandar. Também não devem descorar a limpeza das válvulas para evitar a acumulação de bactérias.

 

Porque é que nunca vi ninguém a treinar com a Training Mask?

 

Em Portugal ainda não muito comum ver atletas a treinar com uma máscara de treino, mais genericamente por cá, apenas atletas ligados ao crossfit e ao MMA, estão mais habituados a usa-las.

 

Que cuidados devo ter com a Trainning Mask?

 

Os cuidados são os básicos, a máscara é composta por uma malha que se assemelha a um neopreno e um conjunto de válvulas que são totalmente removidas desta sua parte central, então os principais cuidados é mesmo a limpeza, pois vamos transpirar muito com ela, assim basta lavar a malha na maquina num programa próprio e proceder à higienização das válvulas, para limpar qualquer tipo bactéria.

 

Quais os benefícios?

 

Segundo a marca os principais benefícios são os seguintes: reforço do sistema pulmonar, redução do tempo de treino, maior concentração no exercício.

Quanto à primeira, não sei dizer dar com certeza, acho que precisava de um profissional médico e exames para ter uma opinião mais formada e aliado ao facto de ter deixado de fumar entretanto sinto uma maior resistência e força pulmonar muito devido só a este facto, o que posso dizer é que trabalha o sistema pulmonar de uma maneira intensa.

Quanto à redução do tempo de treino, a marca anuncia uma redução de 60 para 20 minutos... Uii!!! Tem razão, se o objectivo do treino é levares com a mareta em cima, a training mask leva-te lá rapidamente. Só tenho uma palavra impressionante.

E isto leva-me à ultima que no meu ver é aquela que mais de convenceu e na qual notei maior ganho, como o acto de respirar se torna mais difícil com a mascara, obrigatoriamente vai elevar os teus padrões de concentração e isso leva a um foco enorme no exercício.

 

Onde posso encontrar à venda a Training Mask?

 

Podem encontrar a produto seguindo esta ligação. A Training Mask é vendida em Portugal pela Roninwear uma loja especializada em produtos de desportos de combate, caso prentendam de uma informação mais especializada podem contactar-los directamente ou através da sua página de facebook, que a equipa da Roninwear terá todo o prazer em responder. Para lojas a Roninwear tem disponiveis preços de revenda para lojas no sistema Wholesale.

 

Bons treinos

 

 

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